Benefícios da Abobrinha
Foto ilustrativa: Créditos/Brasil Escola - UolA abobrinha é um delicioso vegetal pertencente à família das cucurbitáceas, assim como a melancia, o melão, o pepino e a abóbora, sendo uma fruta que teve origem no continente americano, mais especificamente no Peru e sul dos Estados Unidos.
De nome científico Cucurbita Pepo L., a abobrinha é uma planta trepadeira que vive cerca de um ano, possui lindas flores amarelas que atraem e servem de alimento para diversos polinizadores.
Todas as partes do fruto da abobrinha são comestíveis e suas sementes, que infelizmente costumam ser descartadas, proporcionam muitos benefícios à saúde. Sua flor é um prato preparado com diversos tipos de recheio, principalmente na cultura italiana.
Livros e artigos demonstraram os benefícios da abobrinha na prevenção e tratamento de doenças como diabetes, anemia, doenças de pele, cerebrais e parasitárias e, apesar de não haver consenso, um estudo analisou e reuniu diversos trabalhos realizados por importantes universidades do mundo inteiro que mostraram os benefícios da abobrinha (Cucurbita Pepo L.), os quais listamos a seguir:
Benefícios da abobrinha
1. Promove a hidratação
O componente presente na abobrinha em maior quantidade é a água, a melhor bebida para a hidratação. Algumas pessoas não consomem a quantidade de água necessária diariamente porque não gostam do seu sabor (ou ausência dele). Sendo assim, consumir abobrinha é uma das fontes alternativas de água que contribuem para um melhor trânsito intestinal e para a saúde do organismo como um todo. A cada 100 gramas de abobrinha ingerida, cerca de 91,6 gramas são basicamente água.
2. Previne acidente vascular cerebral
Ingerir meia xícara de abobrinha por dia pode ajudar a prevenir acidente vascular cerebral. Isso porque essa quantidade de abobrinha pode fornecer 400 mg de potássio, um elemento necessário e importante para o organismo e, especialmente, para o cérebro.
3. Previne e trata diabetes
Estudos que analisaram cobaias de ratos diabéticos mostraram que o consumo de pó de abobrinha diminuiu significativamente os níveis de indicadores de diabetes. Outro estudo mostrou que a abobrinha pode ser eficaz na prevenção de complicações relacionadas à diabetes por conta de seus compostos fitoquímicos.
A abobrinha pode proporcionar efeitos protetores de lesões no fígado e no pâncreas, diminuir significativamente os níveis de glicose e aumentar os níveis de insulina, efeitos favoráveis para a prevenção de diabetes.
4. Sementes de abobrinha previnem anemia e deficiência de ferro
Alguns artigos apontam a abobrinha como uma fonte de ferro, fitoestol, ômega 3 e ômega 6. De acordo com os estudos, acrescentar semente de abóbora a cereais no café da manhã pode aumentar significativamente os níveis de ferro sérico e transferrina no sangue, o que pode ajudar a melhorar a deficiência de ferro e prevenir a anemia.
5. Óleo de semente de abóbora contribui para o tratamento de hipertrofia da próstata
Artigos que examinaram os efeitos do óleo de semente de abóbora mostraram que sua estrutura bioquímica pode ser eficaz no tratamento de hipertrofia benigna de próstata.
6. Contribui para a imunidade do organismo
Foram analisados os efeitos de vários extratos de abobrinha (metanólico, clorofórmio e acetato de etila) na produção de anticorpos em ratos. E foi observado que todos os extratos de abobrinha melhoraram significativamente o edema das pernas de ratos e que podem ser reguladores do sistema imunológico.
7. Contribui para o tratamento de infecção por vermes
Estudos mostraram que a ingestão de sementes de abóbora com casca foi eficaz no combate à infecção por vermes no intestino de avestruzes.
Composição nutricional da abobrinha
Todas as partes da abobrinha, como polpa, sementes, flores, raízes e folhas, são utilizáveis e vantajosas. Os principais componentes da abobrinha são os carotenoides, o ácido graxo, a vitamina E e os fitoesteróis. Mas os benefícios da abobrinha não param por aí: ela também possui vitamina A, C, potássio, fibra e folatos.
A abobrinha tem vários minerais, especialmente selênio, zinco, cobre e manganês. Em cada 100 gramas de abobrinha há cerca de 26 kcal, um grama de proteínas e seis gramas de carboidratos.