Sobre Nós
Sobre a Rádio Sideral

Sobre a Rádio Sideral



A Rádio Sideral Fm, foi fundada no dia 26 de Março de 1997. A idéia de criar uma rádio comunitária partiu do desejo de ter um meio de comunicação que retratasse a realidade da comunidade com uma programação diversificada e com caráter educativo, cultural e informativo. Esta idéia partiu do então pároco Padre Geraldo Martins Dias (hoje assessor de imprensa da CNBB e atual presidente de honra da Associação) e de algumas lideranças comunitárias.
Para isso foi necessário criar uma Associação, sem fins lucrativos, que recebeu o nome de ACIC - Associação Cachoeirense de Integração e Comunicação. Esta Associação é formada por várias pessoas ligadas a comunidade de Cachoeira do Campo.
A Rádio Comunitária Sideral FM funcionou por um bom tempo, mas por não ter autorização da Anatel foi fechada por 3 vezes. Para evitar maiores problemas os membros da ACIC decidiram não mais abri-la, pois tinham o receio de que o fato da rádio estar funcionando ilegalmente atrapalhasse o processo de legalização. E assim foi feito, a rádio permaneceu fechada por 3 anos até que em setembro de 2002 recebeu a licença para funcionamento provisório e alguns meses depois a licença permanente. No dia 09 de março de 2003 a rádio voltou novamente ao ar, totalmente legalizada. Foi uma luta incansável, em alguns momentos, pensamos em desistir diante de obstáculos que pareciam impossíveis de ultrapassar, mas a esperança falou mais alto e ignorando as dificuldades seguimos em frente.
Hoje a nossa rádio se mantêm graças aos apoios culturais, o SiderClube, que é um grupo de sócios que contribuem mensalmente com a quantia de R$ 2,00 e a ajuda de mais de 50 voluntários que dedicam parte do seu tempo a serviço da comunicação. A emissora tem vínculo com a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré de Cachoeira do Campo e várias entidades de Cachoeira do Campo. Muitas conquistas já foram realizadas graças à persistência de várias pessoas. Foram comprados equipamentos modernos, a rádio foi informatizada, foi criada uma página na internet com áudio ao vivo para todos os países e hoje tem 3 funcionários registrados.
O que destaca uma rádio comunitária é o serviço que ela presta a comunidade, valorizando a cultura local, artistas locais, sem distinção de raça, partido político, sexo ou religião. Ela é aberta para o povo e trabalha para o povo com informação, entretenimento e várias outras atividades.
A Rádio passou por muitas dificuldades financeiras e o maior desafio hoje é mantê-la no ar. Isso só é possível graças ao trabalho de muitos e que apesar dos tropeços do dia-a-dia, erguem a cabeça e seguem em frente com garra e com coragem, para não deixar apagar a linda chama da comunicação. Muitas pessoas já passaram por aqui e deixaram sua marca, alguns deles já não estão mais neste mundo, outros seguiram os caminhos que a vida traça, mas cada um é responsável por esta história. Com dificuldades a Rádio conquistou o seu espaço, hoje ela é peça importante dentro da comunidade e é conhecida em várias partes, por pessoas simples e importantes. E com muita luta vai continuar ainda por muitos anos informando e divertindo a todos, porque NÃO BASTA ESTAR NO AR, É PRECISO SER COMUNITÁRIA.


A HISTÓRIA DO RÁDIO

Tudo começou em 1863 quando, em Cambridge - Inglaterra, James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas. James era professor de física experimental e a partir desta revelação outros pesquisadores se interessaram pelo assunto. O alemão Henrich Rudolph Hertz (1857-1894) foi um deles.
O princípio da propagação radiofônica veio mesmo em 1887, através de Hertz. Ele fez saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre. Por causa disso os antigos "quilociclos" passaram a ser chamados de "ondas hertzianas" ou "quilohertz".
A industrialização de equipamentos se deu com a criação da primeira companhia de rádio, fundada em Londres - Inglaterra pelo cientista italiano Guglielmo Marconi. Em 1896 Marconi já havia demonstrado o funcionamento de seus aparelhos de emissão e recepção de sinais na própria Inglaterra, quando percebeu a importância comercial da telegrafia.
Até então o rádio era exclusivamente "telegrafia sem fio", algo já bastante útil e inovador para a época, tanto que outros cientistas e professores se dedicaram a melhorar seu funcionamento como tal. Oliver Lodge (Inglaterra) e Ernest Branly (França), por exemplo, inventaram o "coesor", um dispositivo que melhorava a detecção. Não se imaginava, até então, a possibilidade do rádio transmitir mensagens faladas, através do espaço.
E as inovações continuavam a surgir... o rádio evoluia rapidamente !
Em 1897 Oliver Lodge inventou o circuito elétrico sintonizado, que possibilitava a mudança de sintonia selecionando a freqüência desejada.
Lee Forest, desenvolveu a válvula triodo. Von Lieben, da Alemanha e o americano Armstrong empregaram o triodo para amplificar e produzir ondas eletromagnéticas de forma contínua.
Também no Brasil o rádio crescia: um Padre-cientista gaúcho, chamado Roberto Landell de Moura, nascido em 21 de janeiro de 1861, construiu diversos aparelhos importantes para a história do rádio e que foram expostos ao público de São Paulo em 1893.
Teleauxiofono (telefonia com fio)

Caleofono (telefonia com fio)

Anematófono (telefonia sem fio)

Teletiton (telegrafia fonética, sem fio, com o qual duas pessoas podem comunicar-se sem serem ouvidas por outras)

Edífono (destinado a ducificar e depurar as vibrações parasitas da voz fonografada, reproduzindo-a ao natural)
Já em 1890 o padre-cientista Landell de Moura previa em suas teses a "telegrafia sem fio", a "radiotelefonia", a "radiodifusão", os "satélites de comunicações" e os "raios laser". Dez anos mais tarde, em 1900, o Padre Landell de Moura obteve do governo brasileiro a carta patente nº 3279, que lhe reconhece os méritos de pioneirismo científico, universal, na área das telecomunicações. No ano seguinte ele embarcou para os Estados Unidos e em 1904, o "The Patent Office at Washington" lhe concedeu três cartas patentes: para o telégrafo sem fio, para o telefone sem fio e para o transmissor de ondas sonoras.
Padre Landell de Moura foi precursor nas transmissões de vozes e ruídos.
Nos Estados Unidos foram anos de pesquisas, tentativas e aprimoramentos até Lee Forest instalar a primeira "estação-estúdio" de radiodifusão, em Nova Iorque, no ano de 1916. Aconteceu então o primeiro programa de rádio, que se tem notícia. Ele tinha conferências, música de câmara e gravações. Surgiu também o primeiro registro de radiojornalismo, com a transmissão das apurações eleitorais para a presidência dos Estados Unidos.

A "Era do Rádio"
A partir de 1919 começa a chamada "Era do rádio".
O microfone surge através da ampliação dos recursos do bocal do telefone, conseguidos em 1920, nos Estados Unidos, por engenheiro da Westinghouse.
Foi a própria Westinghouse que fez nascer, meio por acaso, a radiofusão. Ela fabricava aparelhos de rádio para as tropas da Primeira Guerra Mundial e com o término do conflito ficou com um grande estoque de aparelhos encalhados. A solução para evitar o prejuízo foi instalar uma grande antena no pátio da fábrica e transmitir música para os habitantes do bairro. Os aparelhos encalhados foram então comercializados.
A primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil, foi o dircurso do Presidente Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro, em plena comemoração do centenário da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1922. O discurso aconteceu numa exposição, na Praia Vermelha - Rio de Janeiro e o transmissor foi instalado no alto do Corcovado, pela Westinghouse Electric Co.
Para se ter uma idéia de porque a época ficou conhecida como a "Era do Rádio", nos EUA o rádio crescia surpreendentemente. Em 1921 eram 4 emissoras, mas no final de 1922, os americanos contavam 382 emissoras.
A chegada do rádio comercial não demorou. Logo as emissoras reivindicaram o direito de conseguir sobreviver com seus próprios recursos. A pioneira no rádio comercial foi a WEAF de Nova Iorque, pertencente à Telephone and Telegraf Co.. Ela irradiava anúncios e cobrava dois dólares por 12 segundos de comercial e cem dólares por 10 minutos.
O "pai do rádio brasileiro" foi Edgard Roquete Pinto. Ele e Henry Morize fundaram em 20 de abril de 1923, a primeira estação de rádio brasileira: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Foi aí que surgiu o conceito de "rádio sociedade" ou "rádio clube", no qual os ouvintes eram associados e contribuíam com mensalidades para a manutenção da emissora. O rádio foi o primeiro grande veículo de comunicação. Na verdade, dele vieram os primeiros profissionais e até os programas da TV. Por exemplo, você sabia que, antes das telenovelas, existiram as radio novelas? Os ouvintes escutavam os capítulos da mesma maneira que hoje, só que tinham que "ver" as cenas em sua imaginação.
Os primeiros aparelhos de rádio eram grandes caixotes de madeira. Usavam válvulas e precisavam ser ligados na tomada para funcionar. Com o tempo, eles foram diminuindo de tamanho e passaram a funcionar com pilhas. Hoje em dia, os rádios estão integrados a outros aparelhos de som. Com a Tecnologia as emissoras de rádio trabalham com computadores e podem ser captadas também através da internet. Você pode ouvir emissoras do mundo inteiro, basta pesquisar o que quer ouvir, e num futuro muito próximo, assim como a TV, teremos a Rádio Digital.
O Dia Mundial das Telecomunicações é comemorado em 17 de maio porque foi nesta data, em 1865, que institui-se a "União Telegráfica Internacional".

A Rádio Sideral Fm de Cachoeira do Campo, foi fundada no dia 26 de Março de 1997 e é uma Rádio Comunitária. Você sabe o que é uma Rádio Comunitária?
A Rádio Comunitária surgiu no Brasil na Década de 80 e a característica principal dessas rádios é apresentar uma programação direcionada, especialmente, para a própria comunidade, com programas de prestação de serviços, notícias e músicas. Na Rádio Sideral FM todos os locutores são voluntários, ou seja, todos ajudam a rádio fazendo programas e não recebem pagamento.

Agora que você aprendeu um pouco sobre o Rádio, vamos tirar algumas dúvidas.

O que são Ondas Sonoras?

Onda de um rádio é um tipo de luz, como a que ilumina seu quarto. Só que é invisível para os olhos humanos. Para fazer uma onda de rádio, o cientista usou a eletricidade.
O que são ondas curtas?
Ondas curtas é uma faixa de freqüência de rádio que consegue atingir grandes distâncias, ultrapassando, por exemplo, as fronteiras de um país.
Essas ondas carregam informações?
Sim, parece esquisito, mas é algo que a gente não vê e que consegue transportar dados pelo ar. Músicas e voz, por exemplo.
Existem dois tipos de emissoras a AM e FM. Elas são diferentes?
Sim. O rádio AM, quer dizer amplitude modulada, ou seja, transmissão em ondas médias. A faixa AM é considerada popular, como uma programação mais falada do que musical. O rádio Fm significa freqüência modulada, as programações da maior parte das Fm são voltadas para jovens com muitas músicas, brincadeiras.
Enfim, o rádio é um sistema de comunicação usando ondas eletro magnéticos que se propagam pelo espaço. Usam-se ondas radiofônicas de diferentes comprimentos para distintos fins.

Datas Importantes para os Meios de Comunicação

16 de Fevereiro - Dia do Repórter
10 de Março - Dia do Telefone
26 de Março - Aniversário da Rádio Sideral
07 de Abril – Dia do Jornalista
08 de Abril - Dia do Correio
16 de Abril - Dia da Voz
20 de Abril - Dia do disco de Vinil
17 de Maio - Dia Mundial das Telecomunicações
01 de Junho – Dia da Imprensa e dia da 1ª Transmissão de TV no Brasil
11 de Agosto - Dia da Televisão
07 de Setembro – 1ª Transmissão radiofônica no Brasil
10 de Setembro – Fundação do 1º Jornal Impresso no Brasil
21 de Setembro - Dia do Radialista
25 de Setembro - Dia do Rádio
1942 - 1ª Rádio novela - Em busca da felicidade