Economia

Corte de energia por falta de pagamento volta a ser permitido

Economia 01/10/2021/ 18:28:40
Corte de energia por falta de pagamento volta a ser permitido Imagem ilustrativa: Pixabay 

Publicado por O Dia

Em abril passado, a Aneel havia suspendido o corte de luz por falta de pagamento para os beneficiários da Tarifa Social devido à pandemia de covid-19

O corte de energia elétrica por falta de pagamento dos consumidores de baixa renda voltou a ser autorizado a partir desta sexta-feira, 1º. Em abril passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia suspendido o corte de luz por inadimplência para os beneficiários da Tarifa Social devido à pandemia de covid-19. Inicialmente, a medida, que contemplou cerca de 12 milhões de famílias, iria valer até junho, mas foi prorrogada até esta quinta-feira, 30. 

Em nota, a agência reguladora informou que, antes de realizar a suspensão, a distribuidora deve encaminhar a notificação por escrito com antecedência mínima de 15 dias, ainda que tenha encaminhado notificação em período anterior.

"A distribuidora também tem liberdade para negociar dívidas com consumidores (a distribuidora, por solicitação do titular da unidade consumidora classificada em uma das subclasses residencial baixa renda, deve parcelar o débito que não tenha sido anteriormente parcelado, observado o mínimo de três parcelas)", finalizou a Aneel. 

Outras Notícias