PMOP: Informativo

Prefeitura de Ouro Preto retoma projeto Jovens de Ouro

PMOP: Informativo 16/08/2021/ 14:26:48
Prefeitura de Ouro Preto retoma projeto Jovens de Ouro Foto: Ane Souz/PMOP

Publicado por Nízea Coelho - Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Reafirmando o compromisso do governo com os jovens, o prefeito Angelo Oswaldo, no dia 12 de agosto, data em que se celebra anualmente o “Dia Internacional da Juventude”, assinou o decreto n° 6.176 de 11 de agosto de 2021,  que institui a “Comissão Municipal de Reestruturação do Programa Jovens de Ouro” para deliberar coordenar, articular e propor um programa municipal de estímulos à formação cidadã ao primeiro emprego para jovens.

Criado pela Lei 93, de 07 de novembro de 1994, no primeiro mandato do prefeito Angelo, o programa agregou resultados benéficos à vida dos jovens ouro-pretano, como recorda o prefeito. Posteriormente, o programa foi interrompido e suprimido. “Nós não estamos chegando a um projeto concluído, pelo contrário, nós estamos convocando a juventude ouro-pretana a participar através dos representantes, 12 jovens reunidos no conselho, eles vão nos ajudar a  repensar o Programa Jovens de Ouro para formar, profissionalizar e qualificar a nossa juventude”, afirma o prefeito.

A Comissão será composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Agropecuária, Procuradoria do Município, Casa Civil, Câmara Municipal de Ouro Preto, Instituto Federal de Minas Gerais campus Ouro Preto (Grêmio Estudantil), Universidade Federal de Ouro Preto (projetos de extensão voltados à juventude e empreendedorismo), Conselho Municipal de Juventude e um representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania; o secretário Edvaldo Rocha que ficará designado como coordenador da Comissão.

O vereador Matheus Pacheco, representante da Câmara Municipal no Comitê, afirma que o legislativo municipal está atento e preocupado com as demandas no que tange à juventude, reconhecendo  a importância de se reformular o Programa. “É uma Comissão que possui em sua formação vários agentes para que efetivamente possamos fazer um trabalho bom, que possa atender toda a cidade”. Durante a cerimônia, o vereador reiterou sobre a relevância do programa atender tanto a sede quanto aos distritos.

O secretário de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Edvaldo Rocha, enunciou sobre a importância da data para se refletir sobre os anseios dessa parte da comunidade que muitas vezes é esquecida e tem ficado apática pela falta de oportunidade. “Que possamos construir políticas verdadeiramente sólidas, que não durem apenas uma gestão, mas que durem o resto da nossa vida”.

Concomitantemente, atendendo a uma demanda da população do distrito de Antônio Pereira, o prefeito Angelo Oswaldo assinou o decreto n°6.178 de 12 de Agosto de 2021 que declara de utilidade pública o imóvel de propriedade da Associação Teresiana Missionária para a implementação de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental. “Essa é uma grande reivindicação de Antônio Pereira, uma escola para as crianças, para a infância de  Antônio Pereira, o grande sonho de ter uma sede própria para a sua creche vai ser agora realizado”, afirma Angelo.

Os Decretos estão disponíveis no Diário Oficial de Ouro Preto, para ler na íntegra acesse: https://ouropreto.mg.gov.br/diario.

Estiveram presentes também na cerimônia a vice-prefeita Regina Braga, o secretário de Governo, Felipe Guerra, a secretária de Planejamento e Gestão Crovymara Batalha, os vereadores Alessandro Sandrinho, Alex Brito, Zé do Binga, Reginaldo do Tavico e o presidente da  Câmara Municipal, Luiz Gonzaga. 

Texto: Júlia Adrielle

Outras Notícias