PMOP: Informativo

Por que a vacinação em Ouro Preto está adiantada em relação às cidades vizinhas?

PMOP: Informativo 16/07/2021/ 18:48:40
Por que a vacinação em Ouro Preto está adiantada em relação às cidades vizinhas? Foto/Créditos: Ane Souz/PMOP

Publicado por Nízea Coelho - Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Ouro Preto vacinou nesta sexta-feira, 16 de julho, a população de 34 anos ou mais. No Município, a convocação por faixa etária está bem avançada em relação às cidades vizinhas e isso tem gerado algumas dúvidas: por que está tão adiantado? Ouro Preto tem seguido o Plano Nacional de Imunização? O público prioritário já foi vacinado?

A resposta é SIM.

A adesão do público convocado tem sido satisfatória. Até a última sexta-feira, 9 de julho, Ouro Preto já havia imunizado parcialmente, com a primeira dose, 52,3% da população, e imunizado completamente, com a segunda dose ou dose única, 14,58% da população. Esses dados ainda não incluem a vacinação desta semana.

Quando se considera o percentual da população vacinável, ou seja, maiores de 18 anos, o Município já atingiu 74% para a primeira dose/parcialmente imunizada e 20%segunda dose/completamente imunizada, considerando o sendo do IBGE de 2010.

Abaixo, a Comissão de Vacina da Secretaria Municipal de Saúde responde as principais dúvidas que têm surgido em relação ao avanço da vacinação no Município:

Ouro Preto está seguindo rigorosamente o Plano Nacional de Imunização?

Sim. Ouro Preto segue rigorosamente o Plano Nacional de Operacionalização de vacinação contra a covid-19. Conforme deliberações do Estado, o Município tem autonomia para alterar a ordem da convocação do público desde que seja responsável pelas doses ofertadas. Desta forma, seguimos executando todo nosso estoque de vacinas na mesma semana que recebemos, não guardamos vacinas e não usamos Dose 2 para executar Dose1.

Por que a vacinação ouro-pretana está mais adiantada que cidades vizinhas uma vez que o plano é nacional?

Estamos fazendo as contas. Calculamos a população vacinada extraída no sistema Esus-VE, em seguida verificamos a população por faixa etária cadastradas no cartão SUS, retiramos os que já foram contemplados em outros grupos, como: comorbidades, profissionais de saúde, educação, segurança e salvamento, limpeza urbana e outros, e assim podemos otimizar e ampliar a vacinação por faixa etária. Grupos de trabalhadores das Indústrias e caminhoneiros têm sido vacinados de acordo com as deliberações do estado, 30% das doses que chegam são direcionadas para trabalhadores de indústria e 70% para faixa etária.

Existe alguma intenção ouro-pretana de se vangloriar de algo tão delicado como se estivéssemos em uma competição?

Não. A única e exclusiva intenção que temos é de imunizar o máximo da nossa população o mais breve possível. Proteger toda a microrregião deve ser uma tarefa compartilhada entre as gestões municipais, além disso, temos compromisso com a transparência das informações para todos os ouro-pretanos e elas são atualizadas rotineiramente no site ouropreto.mg.gov.br/coronavirus. Nosso tom não é de disputa. Estamos à completa disposição para contribuir com as estratégias de vacinação das outras cidades para que possamos avançar juntos protegendo toda a população.

Os caminhoneiros, os profissionais da educação e os trabalhadores da indústria foram 100% vacinados em Ouro Preto?

Os trabalhadores de Educação já foram imunizados há mais de 15 dias em sua totalidade. Trabalhadores de Indústrias devem ser finalizados nas próximas duas semanas e caminhoneiros serão vacinados na sua totalidade nesta semana.  

Outras Notícias