PMOP: Informativo

Ouro Preto comemora 323 anos de fundação e Prefeitura lança o “Selo Seguro”

PMOP: Informativo 29/06/2021/ 18:26:40
Ouro Preto comemora 323 anos de fundação e Prefeitura lança o “Selo Seguro” Foto: Ane Souz-PMOP/Lançamento do selo

Publicado por Nathália Silva - Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Em 24 de junho de 1698, a Bandeira de Antônio Dias acompanhada do Padre João Faria Fialho chegavam a Vila Rica e celebravam a primeira missa no alto do Morro São João, em homenagem ao santo do dia. Patrono do Município e respeitando a tradição, a imagem do santo que pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do Batismo visita as casas de Ouro Preto e a sede da Prefeitura. Neste 2021, em decorrência da pandemia da COVID-19, o dia de São João foi comemorado em uma pequena cerimônia cívico-religiosa com missa na Capela e hasteamento de bandeiras, com a presença da comunidade que renova sua fé neste dia tão importante para a cidade. O evento tem o “Selo Seguro” que garante o cumprimento de todos os protocolos sanitários e medidas de segurança contra a transmissão da COVID-19.

O prefeito Angelo Oswaldo explica que o “Selo Evento Seguro” é uma parceria da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. “Este selo permite a realização de eventos seguros como este, com uso da máscara, do álcool e distanciamento. Com isso, podemos voltar a promover pequenas cerimônias, pois Ouro Preto possui mais de cinco mil pessoas atuando no campo do turismo, na sede e nos distritos, e precisamos movimentar nossa economia. Este selo de qualificação garante que o estabelecimento ou evento segue todos os protocolos de saúde exigidos”.

Margareth Monteiro, secretária de Cultura e Patrimônio, ressalta o orgulho de estar nessa comemoração. “Aqui começou o sonho pela liberdade, a busca pelo ouro negro. A Capela de São João é ícone para a cidade e nos colocamos a disposição para o diálogo, pois a prefeitura acolhe cada um dos moradores da comunidade daqui”.

A vice-prefeita Regina Braga se diz emocionada de estar com a comunidade celebrando mais um dia de São João. “Aqui é um lugar sagrado e muito especial para nós ouro-pretanos. Nossa cidade é linda e rica em patrimônio, tanto cultural quanto natural. Anseio pela chegada de novos tempos de paz para que possamos no ano que vem comemorar essa data com muita saúde, festa e alegria”.

Estiveram presentes no evento os secretários de Turismo, Rodrigo Câmara, de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, e de Planejamento e Gestão, Crovymara Batalha. Além da comunidade e as equipes da Secretaria de Cultura e Patrimônio e de Turismo.

Outras Notícias