PMOP: Informativo

Casa da Ópera comemora 251 anos com show de Toninho Horta

PMOP: Informativo 10/06/2021/ 18:28:06
Casa da Ópera comemora 251 anos com show de Toninho Horta Imagem/Henrique Perdigão: Júlio Diniz - curador do "De Conversa em Conversa" - Casa da Ópera comemora 251 anos com show de Toninho Horta

Publicado por Nathália Silva - Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Em comemoração ao aniversário do Teatro Municipal Casa da Ópera, que completou 251 anos dia 6 de junho, o projeto “De Conversa em Conversa” convida o artista Toninho Horta para uma live que acontecerá hoje, 10 de junho, às 20h, pelo canal oficial da Prefeitura de Ouro Preto no Youtube. Com curadoria do decano da PUC-Rio, Júlio Diniz, a iniciativa do projeto conta com patrocínio da empresa CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio do Município.

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, enaltece a grandiosidade do músico mineiro Toninho Horta e do evento “De Conversa em Conversa”, que vai reunir nomes importantes da Música Popular Brasileira. “A Casa da Ópera acaba de completar 251 anos e nós começamos a comemorar não só essa data, mas também o aniversário da cidade. Com esse evento, que será on-line, conectando todo o nosso público com o melhor da programação musical deste ano”.

O prefeito ainda comenta sobre a situação econômica da cidade. “Nós estamos reagindo à pandemia mantendo Ouro Preto como um polo cultural importante, realizando eventos on-line e marcando toda a nossa energia positiva no rumo da reabertura e da retomada dos investimentos no turismo e na cultura do nosso Município”.

O secretário da Casa Civil, Zaqueu Astoni, foi um dos articuladores do projeto e reitera que a parceria tem patrocínio da iniciativa privada, sem ônus para o Município. “Mesmo em momentos de pandemia, a Casa da Ópera vem oferecer à população de Ouro Preto uma programação de qualidade, à altura do espaço, e que referencia a Casa da Ópera como um importante pólo difusor da cultura em Minas Gerais e no Brasil”.

Toninho Horta, uma das principais referências do movimento musical Clube da Esquina, músico, compositor, arranjador, cantor e agora também vencedor do Grammy Latino 2020 com o álbum “Belo Horizonte”, diz estar felicíssimo pelo convite. “Vai ser uma apresentação bacana, de forma descontraída, à vontade. Vou tocar seis a sete músicas, contar um pouco das histórias das canções, ideias dos projetos que tenho mais à frente”.

Ele ainda ressalta o prazer de estar novamente em Ouro Preto, a qual descreve como cidade maravilhosa e inspiradora. “Uma grande satisfação poder rever meus amigos, o prefeito Angelo Oswaldo, o qual tenho muita consideração e uma história bacana. Ele que sempre respeitou a arte e dá muito valor à musica, ao barroco, às coisas históricas, e Ouro Preto é o maior cenário que posso imaginar com todo esse acervo, essa memória viva para as pessoas apreciarem”. Com 50 anos de carreira, Toninho Horta revisitará no projeto toda sua trajetória profissional. “Tenho certeza que vai ser o maior sucesso essa segunda temporada”.

DE CONVERSA EM CONVERSA

O projeto “De Conversa em Conversa - 2ª Temporada” objetiva levar ao público a arte e o pensamento de nomes representativos da Música Popular Brasileira e será mediado pelo jornalista Júlio Diniz. Cada encontro é composto de um debate sob a forma de uma “conversa ampliada” e a apresentação de alguns sucessos do artista convidado, interpretados por ele mesmo, ou, se for o caso, acompanhado por um músico renomado.

A intenção é a de aproximar o público da trajetória de artistas consagrados por meio de conversas e bate-papos entremeados de performances e canções. Este modelo de evento - um talk-show com histórias, curiosidades e músicas - faz o artista ficar mais próximo da audiência, revelando segredos da sua vida, suas opiniões e valores, a maneira como cria e vê a sua arte, possibilitando o diálogo direto, dinâmico e produtivo com o público.

Após o evento de estreia do projeto, com Toninho Horta, os próximos bate-papos musicais a serem transmitidos serão com o cantor e ator Evandro Mesquita (dia 15/07); o maestro, arranjador, regente e pianista Wagner Tiso (22/07); o compositor, arranjador, pianista e cantor Francis Hime (28/07) e a atriz e cantora Zezé Motta (29/07).


Link da live: https://youtu.be/tUmpOnHZA5Q

Outras Notícias