PMOP: Informativo

Parceria entre Prefeitura de Ouro Preto e Copasa irá beneficiar estradas em Santo Antônio do Leite e São Bartolomeu

PMOP: Informativo 16/03/2021/ 16:46:40
Parceria entre Prefeitura de Ouro Preto e Copasa irá beneficiar estradas em Santo Antônio do Leite e São Bartolomeu Foto / Divulgação: ASCOM

Publicado por Nízea Coelho / Assessoria de Comunicação / Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Equipes das Secretarias de Meio Ambiente e de Obras da Prefeitura de Ouro Preto percorreram na manhã de terça-feira (9) alguns trechos de Santo Antônio do Leite e São Bartolomeu para definirem ações de adequação das estradas rurais. As obras serão realizadas por meio de uma parceria com a Copasa, em razão do Programa “Pro Mananciais”.

Este programa busca a proteção e recuperação das águas desde a nascente até o ponto de captação, com plantio de mudas nativas, cercamento de nascentes e áreas de app (área de preservação permanente), bem como estruturação de estradas. Dessa forma, esses distritos se encaixam no programa porque abrigam as cabeceiras dos mananciais do Rio das Velhas que tem parte de sua água captada para abastecer Belo Horizonte.

O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, explica o processo de captação do recurso. “Nós conseguimos que a Copasa nos desse uma compensação pelo uso da água e isso resultará na manutenção das estradas rurais. Acho de suma importância”, finaliza.

Já o secretário de Obras, Antônio Simões, fala do benefício das ações. “Essa manutenção que será executada em parceria com a Copasa é de grande valia porque além de gerar economia para o município com a manutenção dos nossos equipamentos, irá possibilitar uma manutenção mais efetiva e que vai durar por mais tempo”.

 O representante da Copasa, Carlos Wagner, explica que “será feita a regularização do trecho de rolagem e a retiradas e/ou redirecionamento das águas de enxurradas para evitar a erosão. Já as técnicas utilizadas serão de acordo com as características do local (barraginhas, caixas secas ou lombadas)”.

Os trechos já foram definidos e a previsão para iniciarem os trabalhos é no próximo mês de abril, com a diminuição das chuvas.  

Texto: Vanência Magela

Outras Notícias
Cachoeira do Campo Rádio Sideral