Casal suspeito de pichar igreja em Ouro Preto é detido pela GCM com drogas em Cachoeira do Campo

Publicado por Rádio Sideral
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ouro Preto encaminhou à Delegacia de Polícia Civil um casal suspeito de cometer crime contra o patrimônio público.
Na última quarta-feira (26/03), a lateral esquerda da Igreja de São Francisco de Paula, localizada no bairro São Cristóvão, foi pichada com tinta spray com os seguintes dizeres: “Ame Deus, não ame, a Igreja”.
A ocorrência foi registrada pelo zelador da igreja e por uma testemunha, logo após a identificação do vandalismo. A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito informou que as imagens do sistema de monitoramento foram essenciais para localizar os envolvidos. Câmeras de segurança registraram um homem e uma mulher saindo do local e entrando em um carro, o que possibilitou o rastreamento do veículo.
Os agentes da GCM seguiram o trajeto do automóvel até a rodoviária de Cachoeira do Campo, onde realizaram a abordagem. Durante a revista, foi encontrada uma lata de spray no interior do carro, além de drogas como cocaína e crack em posse dos suspeitos.
Fotos: Guarda Municipal de Ouro Preto
O diretor do Museu de Arte Sacra, Carlos Oliveira, informou que a Paróquia Nossa Senhora do Pilar irá remover a pichação. “O Iphan vai notificar o Ministério Público Federal, e estamos aguardando a autorização da Polícia Civil para remover a tinta”, explicou. A paróquia tem investido em um sistema de monitoramento de câmeras para evitar depredação e furto nos templos religiosos.
Esses equipamentos estão integrados à Central de Monitoramento da GCM. “Possuímos uma robusta estrutura de câmeras espalhadas por toda a cidade e distritos, que contribuem na prevenção e elucidação de diversos crimes, como esse da pichação”, destacou o comandante da GCM, Jonathan Marotta.
Igreja São Francisco de Paula
Construída entre 1804 e 1898, a Igreja de São Francisco de Paula foi a última erguida em Ouro Preto no período colonial. O templo segue os padrões do barroco mineiro e do rococó, o que garante o título de patrimônio histórico do Brasil. No centro do altar encontra-se a imagem do santo padroeiro, esculpida por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. No adro da igreja, é possível ter uma vista panorâmica da cidade.