Gerdau vai implantar mineroduto entre mina em Ouro Preto e usina em Ouro Branco
Foto / Divulgação: Gerdau - Usina da Gerdau em Ouro Branco (MG)A produtora de aço Gerdau anunciou recentemente que investirá cerca de R$ 3,2 bilhões, entre 2023 e 2025, para ampliar a capacidade de produção de minério de ferro em Minas Gerais.
A previsão é que a capacidade de produção de minério de ferro da empresa na mina de Miguel Burnier, localizada no distrito de Ouro Preto (MG), chegue a 5,5 milhões de toneladas por ano com o investimento. A empresa, vai implantar um mineroduto, ligando a mina de Miguel Burnier, à usina siderúrgica de Ouro Branco.
O empreendimento adotará o método de empilhamento a seco para disposição de 100% dos rejeitos, eliminando a necessidade do uso de barragem. Segundo a empresa, o uso do mineroduto para o transporte do minério de ferro até a siderúrgica em Ouro Branco, a cerca de 15 km, também reforça o compromisso com uma mineração sustentável.
O minério de ferro que será produzido neste novo investimento será, em sua totalidade, direcionado para o abastecimento das unidades de produção de aço da Gerdau no Estado – Ouro Branco, Barão de Cocais, Divinópolis e Sete Lagoas. A empresa atua no Estado há 35 anos.