Internet e Redes Sociais

Busca do Google não terá mais rolagem infinita nos resultados

Internet e Redes Sociais 26/06/2024/ 20:26:46
Busca do Google não terá mais rolagem infinita nos resultados Imagem / Reprodução: Tada Images / Shutterstock

Publicado por Rádio Sideral

O Google passou a implementar uma mudança significativa na forma como os resultados de pesquisa são exibidos em desktops. Isso porque desde a última terça-feira (25) a rolagem infinita deixou de ser utilizado no buscador.

Dessa forma, o recurso que carregava os resultados à medida que o usuário deslizava para baixo da primeira página funcionará de forma diferente. Assim, a tradicional barra de paginação no rodapé dos resultados de busca substituirá essa funcionalidade.

A empresa introduziu o recurso de rolagem infinita pela primeira vez em outubro de 2021. Na época, ele ficou restrito para dispositivos móveis. Contudo, acabou se expandindo e chegando para PCs a partir de dezembro de 2022, durante aproximadamente 1 ano e meio.

Os usuários mobile, no entanto, não verão essa mudança de forma imediata. Contudo, o Google confirmou que ele também deixará de funcionar em dispositivos móveis em breve. Sem dar uma data exata, a companhia afirmou que o recurso deixará de existir no próximo mês.

Google quer aprimorar resultados de busca

O Google justifica a alteração com o objetivo de acelerar a apresentação dos resultados das pesquisas. A empresa constatou que o carregamento automático de mais resultados não aumentava significativamente a satisfação dos usuários com o serviço de busca. Ao invés disso, retornou o modelo em que o usuário precisa clicar para carregar mais resultados.

Essa mudança impacta diretamente a forma como os usuários interagem com a página de resultados. Antes, com a rolagem infinita, os usuários poderiam simplesmente continuar deslizando para ver mais resultados.

Agora, precisarão clicar no botão “Próximo” ou “Mais resultados” para avançar. Isso pode reduzir o número de páginas vistas automaticamente, afetando tanto a visibilidade dos sites listados em páginas subsequentes quanto os dados capturados pelo Search Console.


Fonte: Searchengineland

Outras Notícias