Ouro Preto

Depois de 9 anos de espera, anunciada a reabertura do Santuário de N. Sra. da Conceição

Ouro Preto 02/08/2022/ 16:02:46
Depois de 9 anos de espera, anunciada a reabertura do Santuário de N. Sra. da Conceição Foto/Reprodução: Ane Souz - Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto-MG

Publicado por Victor Stutz - Diário de Ouro Preto

Falta pouco para a comunidade do bairro Antônio Dias receber de volta seu principal espaço de oração, meditação e contemplação. Após quase uma década de espera, e com as obras de restauro ainda em fase de finalização, nesta segunda-feira, 1º de agosto, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto realizou uma coletiva de imprensa para anunciar as Festividades de Benção das obras na Matriz. Convocada pelo Pároco e Reitor do Santuário, Padre Edmar José da Silva, jornalistas e fotógrafos foram contemplados em primeira mão com uma visita ao majestoso templo praticamente recuperado.

Fechado em caráter emergencial em 2013 em razão de graves problemas estruturais, a conclusão das obras no Santuário é resultado da soma de muitos esforços, e a própria comunidade participou diretamente ao responder a uma campanha de apadrinhamento das imagens sacras do século XVIII, garantindo recursos para os processos de higienização, imunização e revitalização de mais de 20 peças do acervo. Como lembrou o Padre Edmar, durante o encontro com a imprensa, com a demora nos trabalhos de restauração, “há também aqueles que já não estão mais entre nós para celebrar os resultados”, como é o caso do restaurador Gilson Felipe Ribeiro, responsável pela recomposição das imagens sacras. Ele faleceu no ano passado.

Padre Edmar contou ainda que a “pressão interna” foi tão forte quanto à “pressão externa”, pois “há uma grande ansiedade das pessoas para ver o templo reaberto, e o mesmo desejo que o povo tem, eu, como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, também tenho”.

Antes de ser transferido para a Diocese e se tornar Bispo em Oliveira, Dom Barroso, o criador do Museu do Aleijadinho, foi Vigário Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, sua primeira e única paróquia. Hoje, aos 94 anos, ele destacou a importância do templo, que chegou a ser elevado ao status de Santuário. Segundo ele, “o que faz uma Igreja ser considerada Santuário é o movimento religioso intenso, e foi o crescimento espiritual demonstrado aqui, nas liturgias, nas festas religiosas, que garantiu este título”. Daí, a necessidade de se reativar o quanto antes as atividades do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que ainda atrai muitos visitantes, proporcionando oportunidade de renda para os comerciantes do bairro e garantindo o sustento várias famílias da região.

Durante o encontro com imprensa desta segunda-feira, dia 1º, foram anunciadas as “Festividades de Bênção do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição”, que acontecem de 19 a 21 de agosto. Mesmo depois disso, alguns trabalhos técnicos finais ainda precisam ser realizados e, só então, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição será finalmente reaberto e devolvido à comunidade, em data a ser divulgada, em breve. Para saber mais sobre a programação solene de benção, visite o site www.paroquiaconceicaoop.com.br.

Sobre o templo histórico

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto é uma construção iniciada em 1727 e concluída em 1746, no local onde antes existia a capela de Nossa Senhora da Conceição, construída por Antônio Dias, líder dos primeiros bandeirantes que aqui chegaram em busca do ouro, em 1698. O projeto e a construção do novo templo coube a Manuel Francisco Lisboa, pai do Aleijadinho, ambos sepultados no seu interior. A Igreja conta ainda com o Museu do Aleijadinho em seu anexo, com obras do artista. 

Outras Notícias