Serviços e Produtos

Microsoft corrige bug no menu Iniciar do Windows 11

Serviços e Produtos 25/07/2022/ 18:28:26
Microsoft corrige bug no menu Iniciar do Windows 11 Imagem: Shutterstock - Windows 11 da Microsoft

Publicado por Murilo Benevides - Olhar Digital

Recentemente, a Microsoft disponibilizou uma nova atualização para os seus clientes do Windows 11. Entretanto, essa versão mais recente, de fato, acabou gerando mau funcionamento no menu Iniciar do computador de alguns usuários e a empresa norte-americana corrigiu esse problema.

No entanto, esse é um problema que afeta apenas os usuários do Windows 11 que utilizam a versão 21H2. A princípio, esse contratempo foi visto na última sexta-feira (23), após a Microsoft receber diversos relatórios de pessoas que estavam tendo inconveniências com o sistema.

“Um pequeno número de dispositivos não consegue abrir o menu Iniciar após a instalação de atualizações lançadas em 23 de junho de 2022 ou posterior”, explicou a empresa em uma atualização recente no painel de integridade do Windows.

Como a Microsoft solucionou o problema do Windows 11

A Microsoft resolveu o problema através de um recurso do próprio Windows, o KIR. Na ocasião, esse meio faz com que ajude a reverter correções não relacionadas à segurança do Windows com bugs fornecidas por meio do Windows Update.

Dessa forma, depois de ser enviada pelo KIR, a correção, normalmente, consegue atingir todos os dispositivos comerciais e de consumos não gerenciados em um único dia. Além disso, os próprios clientes conseguem acelerar esse processo apenas reiniciando os aparelhos afetados.

Como a Microsoft resolveu o Windows 11 para as empresas

Para os clientes coorporativos, os responsáveis pelo TI devem instalar e configurar uma Política de Grupo KIR especifica. Portando, ela deve ser associada à versão do Windows dos sistemas para resolver esse problema nos dispositivos gerenciados pela empresa que foi afetada.

“A Diretiva de Grupo especial será encontrada em Configuração do Computador -> Modelos Administrativos -> KB5014668 220721_04201 Reversão de Problema Conhecido -> Windows 11 (versão original)”, disse a Microsoft.

Por fim, procedimento necessário para implantar uma reversão de problema conhecido por meio da “Diretiva de Grupo” requer navegar até a “Diretiva do Computador Local” ou a “Diretiva de Domínio”. Para finalizar, utilizar o “Editor de Diretiva de Grupo” para escolher a versão do Windows que você deseja direcionar. 

Outras Notícias