PMOP: Informativo

Prefeitura discute a retomada da Linha Férrea que liga Ouro Preto a Belo Horizonte

PMOP: Informativo 05/04/2021/ 16:04:40
Prefeitura discute a retomada da Linha Férrea que liga Ouro Preto a Belo Horizonte Foto / Crédito: PMOP – Videoconferência aconteceu no dia 02 de abril.

Publicado por Nathália Silva - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ouro Preto 

Por intermédio do secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Câmara, foi realizada na última segunda-feira, 29 de março, uma videoconferência com o secretário de Estado de Turismo, Leônidas Oliveira, o deputado Estadual João Leite, e demais membros que estão à frente da revitalização da linha férrea de Minas Gerais, para ampliar a discussão sobre a volta da malha ferroviária que liga a Capital mineira à Ouro Preto.

Ressaltando o significado e a importância da linha férrea para os mineiros, o prefeito Angelo Oswaldo comenta que “o trem de ferro é a marca de Minas Gerais. Ele é um grande transportador de cargas e é importante sua retomada como uma alavanca do nosso progresso, mas no caso de Ouro Preto, também queremos esse trem para incrementar o turismo e ligar os nossos distritos”.

Foto - Reprodução - PMOP

De acordo com o deputado João Leite, esse plano levantou várias questões de análise dos recursos para a retomada da malha ferroviária. Ele informou ainda, que junto com sua equipe, entrou com ação civil pública na Assembleia Legislativa para que o dinheiro da Vale fique em Minas Gerais.

A vice-prefeita Regina Braga lembra da época em que a linha férrea fazia parte do progresso local e comenta animada sobre a sua possível volta. “Eu já andei nesse trem enquanto criança e hoje, meu distrito existe por conta dessa ferrovia, tanto que ela leva o nome do engenheiro responsável pela construção, o Engenheiro Correa. Com ela nós tínhamos um progresso, um incremento econômico muito interessante na região. Então, é um sonho nosso que essa ferrovia seja reativada e, em termos de desenvolvimento social, econômico e turístico é fantástico. Mais um investimento que nós estamos tentando retornar para o nosso município”.

Já o secretário de Turismo, Rodrigo Câmara, sinaliza as direções a serem tomadas. “Entendemos a demora natural desse tipo de processo, aliada ao cenário atual dessas linhas férreas, mas anseio para que os projetos sejam entregues em prazos mais curtos, na medida do possível. Minha intenção é unir forças e construir caminhos mais positivos”. Ele ainda sugeriu o registro da reunião em ata com os pontos levantados em discussão, a fim de que a Prefeitura possa dar encaminhamento às ações, a partir de contatos mais direcionados que possibilitem tratativas mais assertivas.

É com o intuito de proporcionar um avanço socioeconômico, cultural e explorar de maneira mais ampla as potencialidades turísticas do Município e região, que a Prefeitura tem se empenhado e unindo esforços, para dar andamento à retomada da malha ferroviária, interligando municípios à capital mineira.

Também estiveram presentes no encontro, o procurador do Município, Diogo Ribeiro, os secretários da Casa Civil, Zaqueu Astoni, de Governo, Felipe Guerra, de Agropecuária, Fabrício Gonçalves, o vereador Renato Zoroastro, representantes do Circuito Serra de Minas, o presidente do Instituto Cidades, André Tenuta, bem como membros interessados pela revitalização da linha férrea de Minas Gerais.

Texto: Vanência Magela

Outras Notícias
Cachoeira do Campo Rádio Sideral