Previsão do Tempo

Verão começa com previsão de calor e chuva em Cachoeira do Campo-MG

Previsão do Tempo 20/12/2020/ 12:00:00
Verão começa com previsão de calor e chuva em Cachoeira do Campo-MG Foto ilustrativa: Créditos / G1 - Globo

Publicado por Rádio Sideral  

O verão 2020/2021 começa astronomicamente às 7h02 desta segunda-feira, 21 dezembro de 2020 e termina às 6h38 do dia 20 de março de 2021. 

O verão 2020/2021 será com influência do fenômeno La Niña como moderada a forte intensidade. Mesmo assim, as precipitações sobre o Brasil não vão sentir os efeitos clássicos do fenômeno La Niña, que é a situação onde as águas do oceano Pacífico Equatorial Central ficam com temperatura abaixo do normal.

Climatologicamente, o período é caracterizado pela elevação da temperatura em todo país em função da posição relativa do Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, ou seja: chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.

De acordo com o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nessa estação, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 mm. 

Como fica a previsão para Região Sudeste?

A previsão para os próximos três meses, para a Região Sudeste é de chuvas variando de normal a ligeiramente acima da faixa normal em grande de São Paulo. Nos demais estados, as maiores probabilidades são de acumulados abaixo da média, porém, no Rio de Janeiro extremo sul de Minas Gerais, podem ocorrer chuvas dentro da faixa normal do período. A ocorrência de tempestades é normal durante o verão na Região Sudeste e não estão descartadas. De modo geral, o modelo climático do INMET indica que as temperaturas devem ficar acima da média durante o verão na Região Sudeste.

Como ficam as temperaturas?

Durante o verão de 2021, não há expectativa de eventos extremos de temperatura na Região Sudeste do Brasil. Os dias serão em geral quentes e úmidos, abafados, mas com temperaturas dentro da normalidade para estação.

De acordo com os dados meteorológicos do Climatempo, confira com detalhes a previsão para a semana em Cachoeira do Campo:

Segunda-feira (21) — Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura mínima prevista é de 20°C e a máxima de 32°C. Precipitação e volume de chuva: 12mm (chuva fraca).

Terça-feira (22) — Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura mínima prevista é de 18°C e a máxima de 28°C. Precipitação e volume de chuva: 17mm (chuva fraca).

Quarta-feira (23) — Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A temperatura mínima prevista é de 18°C e a máxima de 25°C. Precipitação e volume de chuva: 45mm (chuva moderada a forte).

Quinta-feira (24) — Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A temperatura mínima prevista é de 18°C e a máxima de 26°C. Precipitação e volume de chuva: 25mm (chuva moderada).

Sexta-feira (25) — Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. A temperatura mínima prevista é de 17°C e a máxima de 23°C. Precipitação e volume de chuva: 3mm (chuvisco).

Veja a seguir a previsão para a Região Sudeste:


Obs.: Vale ressaltar que os dados acima são meteorológicos, sendo que, podem sofrer alterações e mudar a qualquer momento por se tratar de fenômenos naturais.  

Outras Notícias
Cachoeira do Campo Rádio Sideral