Economia

Petrobras anuncia aumento médio de 5,3% no preço do gás de cozinha

Economia 04/06/2020/ 14:28:40
Petrobras anuncia aumento médio de 5,3% no preço do gás de cozinha Foto / Créditos: Dia Online - iG

Segundo empresa impacto ao consumidor final depende das distribuidoras e revendas em cada cidade

A Petrobras comunicou nesta quinta-feira (4) que o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) sofrerá um reajuste médio de 5,3%. A empresa esclarece que o aumento é em nas bases e refinarias do país, e que em cada cidade terá um diferente percentual que deve variar de 4% a 8%. O preço final ao consumidor dependerá das distribuidoras e revendas.

De acordo com a Petrobras, com o reajuste o preço médio do botijão de 13 quilos será de R$ 24,08 nas bases e refinarias. Segundo a empresa, esse valor corresponde apenas 30% do que chega para o consumidor, impostos, lucro de distribuidoras e outros encargos compõe o preço final. 

Esse é o segundo aumento consecutivo este ano. No dia 23 de maio, o reajuste médio foi de 5%. Mesmo assim, o GLP acumula queda média de 13,4% em 2020, segundo cálculos da Petrobras, pois nos primeiros meses do ano os preços sofreram quatro reduções provocadas pela desvalorização do barril de petróleo no mercado internacional.

Na última semana, de 24 a 30 de maio, o preço médio do botijão de gás no país foi de R$ 69,45, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP). 

Fonte: Agência Brasil

Outras Notícias