Saúde, Vida e Bem-Estar

Quer melhorar sua saúde? Saiba por onde começar!

Saúde, Vida e Bem-Estar 11/03/2020/ 18:08:42
Quer melhorar sua saúde? Saiba por onde começar! Foto: Beleza e Saúde

Muitas pessoas me escrevem pedindo dicas para melhorar a saúde. No meio do mar de informação que temos hoje em dia, é natural que fiquemos perdidos. Por isso, resumi alguns tópicos que julgo mais importantes para a saúde: eles devem dar uma boa ideia do que considero mais fundamental, assim como direcionamentos de por onde começar.

Alimentação

Quer melhorar sua saúde? Saiba por onde começar!

Ter uma boa alimentação é um dos ítens que é importante para uma boa saúde. Para manter-se em boa forma ao longo do tempo, o resultado vem 60% da alimentação e 40% dos exercícios físicos.

Muita gente quer saber qual é o melhor alimento para comer. Queremos uma fórmula pronta e eficaz para ter uma excelente saúde nutricional. A verdade é que não existe um alimento milagroso, nem sequer uma dieta ideal pronta. Cada um reage de forma diferente aos alimentos: o que é ótimo para um, pode não ser tão bom para outra pessoa. A melhor alimentação é você quem deve buscar, procurando conhecer a si mesmo, ao mesmo tempo que busca informações de qualidade. Hoje em dia, a informação sobre alimentação está disponível a todos, então não deixe de investigar!

Quem acompanha o blog, sabe que sempre procuro colocar um foco na boa alimentação. Existem aqueles alimentos que são verdadeiros remédios para nossa saúde: folhas verdesbrócolisrepolho roxoaçaícacaufrutas oleaginosassemente de abóboracúrcumaóleo de cocoabacatelinhaça, enfim, a lista é extensa. Existem também aqueles alimentos que devem ser evitados, como é o caso dos 10 piores alimentos para sua saúde.

Diante de todas as informações disponíveis, se você quer melhorar sua alimentação, a melhor abordagem é não ser radical. Alimentação também é prazer; não precisa cortar tudo radicalmente ou deixar de comer as “porcarias” bruscamente. Fuja das famosas “dietas”: acho que a dica mais importante é sempre procurar incluir um ou outro alimento bom, sempre ao poucos, sem se preocupar muito em cortar os alimentos ruins. A medida que você inclui os bons alimentos, você sente menos e menos vontade de comer os ruins — sem traumas e sem sacrifícios.

É importante também evitar fazer restrições a alimentos. Quanto mais variada sua alimentação, melhor. É preciso fornecer uma quantidade adequada de vitaminas e minerais para o corpo funcionar em harmonia, e isso só é possível obtendo nutrientes das mais diversas fontes. Com o solo mais empobrecido, isso fica cada vez mais difícil; por isso, além de variar os alimentos é bastante recomendado investigar alternativas de suplementação, como de sais minerais em geral, de vitamina D (importantíssima!), magnésiocálcio, ou outras conforme sua necessidade específica. Hoje em dia existe uma deficiência crônica desses elementos, e melhorar nisso pode fazer uma diferença absurda na saúde (inclusive na beleza da pele, pela formação do colágeno e outros processos).

Seguem mais algumas dasdicas que considero importantes para uma boa alimentação:

  • Inclua na sua dieta alimentos anti-inflamatórios. A maior parte das doenças é causada por inflamações crônicas no organismo. Ingerir alimentos anti-inflamatórios reduzem essa inflamação proporcionando mais saúde. Evite usar açúcar em excesso, óleos de cozinhas(que se oxidam), gordura trans e álcool, que são alimentos extremamente inflamatórios.
  • Prefira alimentos naturais. Evite industrializados e prefira, sempre que possível,comer tudo orgânico: infelizmente o Brasil é o país com maior utilização de pesticidas nocivos à saúde.
  • Importe-se com o que você está ingerindo. Leia os rótulos dos produtos no supermercado. Evite comer fora, dando prioridade à comida em casa, preparada com ingredientes de qualidade e com o devido cuidado.
  • Não se esqueça de ingerir líquido durante o diaáguachássucoságua de coco.
  • Evite comer em excesso. Cuidado com a falsa fome! Não comer em exagero é um dos segredos para quem quer viver 100 anos ou mais e com saúde!

Saiu uma pesquisa recentemente que o maior problema das doenças não estão na falta da comida e sim no excesso. Ou seja, as pessoas estão comendo demais, sem necessidade — e isso está deixando as pessoas doentes. Então, comer pouco ajuda muito a ter uma boa saúde.

Exercícios Físicos

Quer melhorar sua saúde? Saiba por onde começar!

Para manter-se saudável e em equilíbrio, nosso corpo precisa de movimento. Os benefícios da atividade física são tantos que é impossível enumerar todos; alguns são: prevenção de diabetes, de doenças cardíacas, da obesidade e da hipertensão arterial, diminuição da depressão e da ansiedade, melhora no bom humor e autoestima…

As opções são diversas: corridamusculaçãopilatestreino intervalado entre várias outras. É sempre possível fazer exercícios em casa também. O importante é encontrar algo que seja prazeroso, pois somente assim poderá se levar a atividade por um longo prazo. Ah, e uma dica simples se você não está conseguindo manter sua rotina: faça seus exercícios pela manhã. É surpreendentemente eficiente!

Isso tudo é muito bom, porém, ainda mais importante, é integrar a atividade física no seu dia a dia. Medidas simples — mas continuadas — como subir escadas, caminhar ou andar de bicicleta até o local de trabalho, fazer atividades domésticas, ir à pé na padaria ou supermercado, fazer sua própria comida, também podem ser considerados exercícios físicos. Aliás, esse é considerado o segredo #1 da longevidade em um estudo supercompleto realizado ao longo de muitos anos.

Ter boa vontade e separar um tempo para si mesmo para movimentar-se é dar a oportunidade de ter um corpo mais saudável, aumentar a autoestima, ter uma qualidade de vida melhor e investir num futuro sem complicações relacionadas à saúde. Mexa-se sempre.

Sono

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Dormir bem é fundamental para a saúde e qualidade de vida. Se você não dorme bem, seu dia é ruim, seu aprendizado é ruim, seus relacionamentos são prejudicados, seus resultados no trabalho sofrem, além de você adquirir diversos problemas de saúde no longo prazo.

Se você não está acordando descansada e renovada, é importantíssimo dar prioridade para isso. Você pode pensar que é exagero mas, na minha opinião, se você não dorme bem, resolver esse problema deve ser sua primeira prioridade na vida, tamanha a importância disso.

E se seu sono continua deixando a desejar, não apele para remédios: há uma série de soluções naturais não-agressivas a serem tentadas.

Outra coisa a ficar bastante atenta é quanto ao uso de telefones celulares, computador, etc, perto da hora de dormir. Essa é a principal causa da epidemia de insônia que vivemos modernamente, e é importante dar atenção a isso:

Saúde Mental

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Tão importante quanto a saúde física é estarmos bem psicologicamente, não é mesmo? Ninguém quer ter uma mente perturbada e inquieta. Uma má higiene mental pode criar muitos problemas, por isso é importante estarmos atentos e cultivar bons hábitos mentais. Isso é muito individual para cada pessoa, porém algumas coisas são universalmente aceitas como mentalmente saudáveis:

  • Cultive hobbies. Desenvolva passatempos com os quais sua mente possa expressar suas emoções e alegrias. Alimente seu intelecto, diversifique seus interesses. Lembre-se de que, enquanto você preencher a sua mente com os próprios ‘alimentos mentais’, você irá sentir menos tédio e conflito interior.
  • Participe da vida em grupo. Cerque-se de amigos e familiares. Recupere amizades antigas ou faça amizades novas e verdadeiras para alimentar sua mente. Melhore as suas relações sociais e permita mais carinho e amor com as pessoas mais próximas a você.
  • Faça o bem! As boas atitudes que temos no dia a dia influenciam a sociedade, e fazem muito bem para nosso bem-estar e saúde mental. Nossas boas ações despertam nas outras pessoas o desejo dessa prática também, criando uma corrente de coisas boas ao nosso redor.
  • Desafie a si mesmo de tempos em tempos. Procure sempre se aperfeiçoar como ser humano. Busque um trabalho com significado e com um bom nível de desafio. Não tenha medo de sair de sua zona de conforto: é somente assim que conseguimos expandir nossas mentes e apreciar o que há de bom na vida. Libertar-se da preguiça é fundamental.
  • Cerque-se de beleza! Redecore sua casa ou jardim. Faça uma faxina de primavera. Coloque uma música alegre. Faça o que for necessário para sentir-se relaxada e em paz. Pratique qualquer forma de espiritualismo que lhe agrade.

Então, gostaram das dicas? Que tal começar hoje mesmo a fazer alguma coisa para melhorar o seu bem-estar? Cuide bem da sua saúde, ela é o bem mais precioso que podemos ter.

Fonte: Beleza e Saúde

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