Saúde, Vida e Bem-Estar

Conheça a origem e os benefícios da fruta pau-doce

Saúde, Vida e Bem-Estar 21/01/2020/ 19:40:00
Conheça a origem e os benefícios da fruta pau-doce Foto: Conheça Minas

Hovenia dulcis é o nome científico de uma árvore caducifólia da família das ramnáceas que chega a atingir cerca de 25 metros de altura, nativa da China, Coreia e Japão. Também designada como banana-do-japão, bananinha-do-japão,caju-do-japão, caju-japonês, chico-magro, gomari, mata-fome, passa-do-japão, passa-japonesa, pau-doce, pé-de-galinha, tripa-de-galinha, uva-da-china, uva-do-japão, macaquinho, amora-do-mato, uva-japonesa , uva-de-macaco e uva-paraguaia. 

Caracteriza-se pela sua copa globosa e de grandes dimensões. A casca é lisa ou levemente fissurada, de cor pardacenta ou cinza-escura. A folha é simples, de disposição alternada, com pecíolo curto e ovadas. A margem superior é glabra mas é levemente pubescente na margem inferior.

As suas flores são esbranquiçadas, hermafroditas, de pequenas dimensões e muito numerosas. O fruto consta de cápsulas globosas com pedúnculo carnudo, doce e vermelho quando gelado.

Cada cápsula contém de 2 a 4 sementes avermelhadas quando recentemente colhidas e castanhas com o passar do tempo. É utilizado como planta medicinal para tratamento da bebida excessiva de álcool.

A sua madeira é apreciada. É utilizada na produção de geleia, como árvore ornamental, como quebra-vento e na consorciasão com abelhas para a produção de mel. 

A fruta é utilizada na medicina chinesa há séculos, principalmente por evitar a ressaca, ter propriedades antivirais e anti-inflamatórias. possui propriedades medicinais. É anti-inflamatória e antiviral. É rica em carboidratos, fibras, vitamina C, proteínas e aminoácidos. Pode ser consumida in natura, em doces, sucos, geleias e em saladas.

Fonte: Conheça Minas

Outras Notícias