Você Sabia?

Conheça o Manacá da Serra

Você Sabia? 06/11/2019/ 18:06:04
Conheça o Manacá da Serra

O manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) é uma árvore pioneira da Mata Atlântica brasileira, da floresta ombrófila densa da encosta atlântica dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. 

O manacá-da-serra é uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isolado em calçadas, até em pequenos bosques em grandes parques públicos. 

É uma das árvores mais populares nas cidades brasileiras pela beleza de suas flores e por não causar danos a calçadas, fiação, tubulações. É largamente usada no paisagismo urbano.

Ocorre quase exclusivamente em matas secundárias, onde chega a ser a espécie dominante. É encontrada também em restingas em todo o litoral de São Paulo, e na floresta ombrófila de sudeste do mesmo estado.

Outros nomes populares: cuipeúna, jacatirão, flor-de-maio, flor-de-quaresma, pau-de-flor.

Características

É de pequeno a médio porte. Em vias urbanas geralmente tem entre 4 a 6 metros. Em área nativa, de sua origem, pode atingir de 8 a 12 metros de altura e o diâmetro de seu tronco, 30 centímetros. Sua folhas são rijas.

Apresenta flores de diversas cores e que mudam de coloração, do branco ao roxo passando pelo rosa. Costuma florir entre os meses de Novembro e Fevereiro; a frutificação costuma a ocorrer em fevereiro-Março.Normalmente as sementes, de dispersão anemocórica, precisam entre 10 e 20 dias para germinarem. 

O manacá deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente por pelo menos um ano após o plantio no local definitivo. Planta característica de clima tropical úmido, é tolerante ao clima ameno das regiões subtropicais. Multiplica-se por sementes, estacas e alporques.

As informações são do site Conheça Minas - Eco Vida

Outras Notícias