Saúde, Vida e Bem-Estar

Benefícios de Pular Corda

Saúde, Vida e Bem-Estar 07/10/2019/ 18:44:06
Benefícios de Pular Corda Foto: Academia 100%

Para quem não gosta de muita burocracia na hora de fazer exercícios físicos, pular corda é uma ótima opção. É um exercício prático, que pode ser feito em quase qualquer lugar e traz enormes benefícios para saúde.

Pular corda é um exercício aeróbico completo, pois exercita todo o corpo. Ao pular corda constantemente, você conseguirá manter seu corpo em forma e saudável.

Se você quiser se exercitar sem ir à academia, pular corda é o esporte ideal por sua simplicidade e facilidade. Além disso, você só precisará aprender a respeito de técnicas e tipos de pulos realizados e será possível ver as inúmeras vantagens e benefícios de pular corda em pouco tempo de prática. Assim, você só precisa de uma corda e vontade de se mexer e se divertir!

Benefícios de Pular Corda

Os benefícios de pular corda são diversos. Apesar de parecer uma prática fácil, engana-se quem acredita que é apenas uma brincadeira de criança. Embora seja simples, o exercício pode ser muito positivo para o corpo, desde que executada da maneira correta. Existem diferentes variações para um treino com corda, que deve ser feito com tênis e vestimenta adequada. Respeitando a individualidade de cada um, é possível montar um treino variado com exercícios de força ou aeróbicos.

Além dos benefícios para a saúde, pular corda é uma atividade prazerosa, inclusive por remeter às brincadeiras clássicas da infância. Aquilo que parecia apenas divertimento, desde sempre serviu de estímulo para o desenvolvimento da criança, como nas atividades motoras. Todos esses aspectos são refletidos na vida adulta, momento em que a prática de pular corda beneficia o corpo como um todo, no fortalecimento dos músculos e estímulo do cérebro, para otimizar a sincronização dos movimentos.

Benefícios de Pular Corda

Benefícios de Pular Corda

  • Tonifica os músculos: Não pense que os benefícios de pular corda apenas se limitam à perda de peso. Os saltos podem melhorar o tônus muscular de suas pernas e toda a parte inferior do corpo. É comum você experimentar algumas dores nas pernas nos primeiros dias de pular corda, e isso ocorre porque todos os músculos estão se dedicando para realizar o trabalho necessário para executar o exercício por completo. Em poucos dias você poderá notar que os seus músculos já se adaptarão aos pulos, e devido a esses “danos”, visando reparação, os músculos se tornam maiores e mais fortes se comparados ao período inicial.
  • Melhora a densidade óssea: Pode não ser um problema atual, mas por que não evitar consequências futuras à sua estrutura óssea? Pois é, pular corda pode contribuir para a saúde de seus ossos, assim melhorando a sua composição, estrutura e densidade. Pense e desfrute dos benefícios de pular corda no presente e no futuro.
  • Melhora a circulação sanguínea: O movimento gerado quando pulamos corda beneficia diretamente nosso sistema circulatório. O coração trabalha para cumprir o bombeamento do sangue para todo o corpo de maneira eficaz. Igualmente, o faz circular pelas artérias, o que diminui o risco de sofrer um infarto ou uma parada cardíaca.
  • Melhora a saúde cardiovascular: Esse benefício vale tanto para mulheres quanto para os homens. O exercício, com o tempo, diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca em repouso, enquanto aumenta o consumo de oxigênio do nosso corpo.
  • Desenvolve a capacidade pulmonar: Ou seja, seus pulmões serão mais eficientes, facilitando a respiração e evitando doenças respiratórias. Além disso, outro dos benefícios de pular corda é que ela aumenta a resistência física.
  • Elimina toxinas: Quando optamos por este exercício, expulsamos as toxinas de nosso corpo por meio do suor. Estes permitem que as células se regenerem e que funcionem de forma adequada.
  • Ajuda no emagrecimento: Pular corda é um exercício bastante completo, pois trabalha o corpo todo de uma só vez, além de ser uma ótima opção de cardiorrespiratório. Os exercícios cardio servem para fortalecer pulmões, coração e melhorar o fôlego. O gasto de energia é alto e por isso perde-se peso. Os exercícios devem ser continuados.

Claro que cada organismo é único e não se pode fazer comparações, mas se você procurar ter acompanhamento do nutricionista e de um treinador, com certeza a prática de pular corda vai acelerar o seu emagrecimento e beneficiar seu corpo em muito mais.

Como iniciar o exercício?

Se você vai começar a pular corda, é preciso começar aos poucos e ir aumentando gradativamente. Isso para evitar lesões e dores.

Com uma boa técnica e a posição correta para pular corda, você será capaz de dominar o exercício rapidamente.

  • 1. Mantenha a cabeça ereta e olhando para frente, não para baixo.
  • 2. Os joelhos devem estar ligeiramente flexionados e o tronco reto.
  • 3. Os cotovelos devem estar próximos ao corpo.
  • 4. Para bater a corda, faça isso com o pulso, ou seja, não com os braços.
  • 5. Use um calçado confortável com uma sola adequada para amortecer os pulos.
  • 6. Os pulos podem ter entre 3-4 centímetros. Para pular, você deve tomar impulso com as pontas dos dedos e, ao cair, também se apoiar nelas.

Sugestão para iniciantes: Para 3 vezes na semana

Pular corda e parar alguns minutinhos para descansar.

  1. Primeira semana: 4 sessões de 25 pulos
  2. Segunda semana: 4 sessões de 30 pulos
  3. Terceira semana: 4 sessões de 35 pulos

À medida em que seu corpo for se acostumando com o exercício, você pode ir aumentando gradativamente.

Você deve começar com exercícios básicos, depois, poderá aumentar o tempo e adicionar mais pulos ao seu treino. Dessa forma, você achará mais fácil pular e, ao mesmo tempo, poderá aproveitar mais.

Entre os diferentes tipos, temos: pulo básico com os pés juntos, alternando com um pé na frente, pulo alternando os joelhos, abrindo e fechando as pernas, pulo com os calcanhares alternados e deslocamento lateral.

Desvantagens de pular corda: O impacto do seu corpo caindo pode ferir suas articulações ou joelhos. Além isso, os quadris também estão propensos a danos sérios. Portanto, é essencial usar calçados esportivos apropriados.

Com tanta dinâmica, o treino de pular corda pode ser uma excelente alternativa para quem busca emagrecer e perder gordura corporal. Também é possível conquistar boa tonificação de membros inferiores, como coxas, glúteos e panturrilhas, desde que o praticante complemente o treino com exercícios de fortalecimento, que ajudam a evitar danos ao corpo.

E então, que tal começar a pular corda?

As informações são do site Beleza e Saúde

Outras Notícias