Ouro Preto

Defesa Civil Municipal e Bombeiro Militar realizam trabalho de conscientização sobre período chuvoso

Ouro Preto 07/10/2019/ 18:42:24
Defesa Civil Municipal e Bombeiro Militar realizam trabalho de conscientização sobre período chuvoso Foto: Divulgação

Em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, a Defesa Civil Municipal e o Bombeiro Militar iniciaram um trabalho de conscientização sobre o período chuvoso, que começa em outubro e termina apenas no próximo ano, em abril.

O trabalho iniciou-se no bairro Taquaral, uma vez que a localidade é considerada um setor de alto risco. Entretanto, as equipes da Defesa Civil de Ouro Preto, bem como do Bombeiro Militar, percorrerão todos os bairros da cidade, alertando sobre os cuidados necessários para essa época do ano.

A conscientização sobre os principais sinais de risco no período chuvoso inclui orientações à população, além de distribuição de folhetos informativos.

Foto: Divulgação.

No mês de outubro, as primeiras chuvas aparecem na forma de pancadas isoladas. Para se ter uma ideia, no ano passado as chuvas começaram mais cedo, no final do mês de setembro, quando ocorreram chuvas em boa parte de Minas Gerais.

As chuvas observadas nos meses de outubro e novembro ficaram ligeiramente acima da média histórica. Entretanto, as precipitações observadas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro ficaram muito abaixo do valor esperado.

Antes das chuvas, a população precisa ficar atenta à uma série de medidas que podem evitar desastres e transtornos. É necessário acompanhar os boletins meteorológicos divulgados pelos órgãos especializados, bem como manter limpos os ralos, esgotos, bueiros e valas. Os moradores devem realizar uma limpeza no telhado de suas residências, verificando se há acúmulo de folhas nas calhas e se há existência de buracos.

Jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, córregos e nas ruas pode ocasionar problemas no período chuvoso. Portanto, a população tem que se atentar para os maus hábitos o ano inteiro, mas principalmente nessa época das chuvas.

Paredes e muros que têm perigo de cair devem ser reforçados, além de ser necessário que o cidadão verifique as instalações elétricas de sua casa, além de desligar e desconectar aparelhos elétricos em momentos de chuvas fortes acompanhas de raios e trovoadas.

No caso das residências localizadas em áreas de risco ou em locais sujeitos a alagamentos, uma recomendação é colocar os móveis e outros pertences em lugares altos, evitando perda de bens materiais por possíveis desdobramentos do período chuvoso. A população deve procurar informações sobre lugares seguros em caso de emergência, além de se precaver para o cuidado de crianças, idosos, pessoas com deficiências ou acamadas.

Durante as chuvas, as pessoas devem evitar sair de suas residências, aguardando a intensidade diminuir ou a chuva acabar. Manter portes e janelas fechadas é necessário para evitar a entrada de ventos fortes e animais indesejados.

As crianças não devem brincar na chuva ou em enxurradas, uma vez que há risco de doenças e acidentes. Se tiver na rua, o indivíduo deve procurar um lugar coberto e seguro para se proteger, evitando ficar debaixo de árvores, haja visto que elas podem cair e ainda atraem raios.

Caso seja levado pelas águas, a recomendação é se agarrar em algo que flutue para ficar seguro. Não é recomendado que os moradores se arrisquem ao atravessar ruas e áreas alagadas.

As informações são do Sou Notícia

Outras Notícias