Saúde, Vida e Bem-Estar

Benefícios do Chá para Saúde!

Saúde, Vida e Bem-Estar 27/08/2019/ 18:22:46
Benefícios do Chá para Saúde! Com o clima mais frio, tomar um chazinho é uma boa pedida: além de esquentar e hidratar o corpo, ainda pode proporcionar grandes benefícios à nossa saúde.

O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores e raízes e geralmente é preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.

Benefícios do Chá

  • Alivia dores e indisposições
  • Tem poder preventivo
  • Desintoxica o organismo
  • Tem ação laxativa e diurética
  • Hidrata o organismo
  • Tem ação antioxidante
  • Auxilia a digestão
  • Estimula o sistema imunológico
  • Protege contra infecções, inclusive gripe
  • Alguns ajudam a relaxar, melhorando a ansiedade
  • Provove sensação de bem-estar

Tipos de Chás

1. Chá Verde

Benefícios do Chá para Saúde!

Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2, o chá verde ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino. O consumo diário desse chá diminui as taxas do colesterol e fortalece as artérias e veias. Também desintoxica e acelera o metabolismo, melhora o trânsito intestinal e combate os radicais livres. Saiba mais sobre o chá verde.

2. Chá Branco

Benefícios do Chá para Saúde!

Retirado da mesma planta do chá verde, possui as mesmas propriedades, mas algumas são mais intensas. Pode ajudar a prevenir doenças do coração e câncer. Ele reduz o colesterol ruim, ajudando no fluxo sanguíneo e protegendo o coração. Ele pode, ainda, diminuir o nível de açúcar no sangue e ajudar a prevenir ou atenuar os sintomas da diabetes.

3. Chá Preto

Benefícios do Chá para Saúde!

Rico em flavonoides, previne doenças cardíacas. Os antioxidantes do chá ajudam a eliminar os radicais livres, a manter os vasos flexíveis e a promover um fluxo sanguíneo saudável. O consumo do chá preto traz tanto o benefício dos flavonóides como os da cafeína, que é vasodilatadora. Ao dilatar os vasos, a cafeína facilita a passagem das placas gordurosas.

4. Chá de Gengibre

Benefícios do Chá para Saúde!

Estimulante, melhora o ânimo e confere disposição. Tem ação antiinflamatória, sendo utilizado para dores de garganta. O chá de gengibre poderá ajudar na sua dieta, pois estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco. É um poderoso anticoagulante, trata problemas digestivos, circulatórios e dores articulares. Saiba mais sobre o gengibre.

5. Chá de Anis

Benefícios do Chá para Saúde!

É indicado para eliminação de gases estomacais e intestinais e cólicas intestinais. É digestivo e anti-espasmódico. O chá de anis estrelado é indicado para gripes, cólicas, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, calmante, expectorante. Excelente para melhorar a imunidade. Saiba mais sobre o anis estrelado.


6. Chá de Canela

Benefícios do Chá para Saúde!

É bom para as vias respiratórias em períodos de gripes e resfriados. O chá de canela também ajuda nas funções digestivas. Entretanto, não deve ser usado com muita frequência ou em concentração muito alta. Chá de canela é antidepressivo e ajuda a controlar a compulsão por doces. Saiba mais sobre a canela.

7. Chá de Camomila

Benefícios do Chá para Saúde!

Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas. O conhecido “chazinho de camomila” acalma os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele. Saiba mais sobre a camomila.

8. Chá de Boldo

Benefícios do Chá para Saúde!

Ótimo para azias e mal-estar originados do fígado. Trata enxaquecas, gases e dores de estômago. Favorece a digestão de gorduras. Possui propriedades anestésica, anti-séptica, antibacteriana, antiinflamatória, antimicrobiana, antioxidante e calmante da pele. É indicado para afecções do fígado e da vesícula, cálculo biliar, cólica, diarréia, digestão, dispepsia, febre e fraqueza orgânica.

9. Chá de Capim-Limão

Benefícios do Chá para Saúde!

O chá do capim-limão tem poderes calmantes, sedativos, em problemas gastrointestinais, em casos de febre e até dor de cabeça. Também facilita a digestão e reduz a retenção de líquidos. Acalma os nervos e ajuda na depressão. Têm propriedades analgésicas, antidepressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, estimulante da circulação periférica e estimulante estomacal.

10. Chá de Rooibos

Benefícios do Chá para Saúde!

A infusão do arbusto produz uma bebida avermelhada e com sabor adocicado, que combina com diversos blends. O Rooibos é naturalmente livre de cafeína e, por isso, não prejudica casos de insônia.

Dentre os flavonóides presentes no Rooibos, está a quercetina, que possui propriedades antiinflamatórias – com poder de reduzir a inflamação e dor associada – e que auxilia no relaxamento muscular. É rico em minerais como ferro, cálcio, magnésio, fosfato, potássio e antioxidantes. Saiba mais sobre o rooibos.

11. Chá de Hortelã

Benefícios do Chá para Saúde!

A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais porque possui ação analgésica, antiespasmódica, afrodisíaca e analgésica, sendo um ótimo chá para tomar a seguir às refeições porque ajuda na digestão. A erva contém inúmeros nutrientes essenciais ao nosso organismo. Dentre eles estão a fibra dietética, as vitaminas C, B e D, além de minerais como o magnésio, ferro, o sódio e o potássio. A hortelã funciona como calmante e sedativo natural. Regula o intestino e alivia dores. Fortalece o fígado e ajuda na retenção de líquido. Saiba mais sobre a hortelã.

12. Chá de Oliveira

Benefícios do Chá para Saúde!

A infusão age com muito rigor nas nas gorduras acumuladas na região abdominal, pois ajuda a eliminar o açúcar do sangue. As folhas da oliveira possuem potássio, magnésio, manganês, fósforo, selêniozinco e cobre. Estas substâncias são altamente antioxidantes, sendo ultra eficientes contra o envelhecimento e ainda estimulantes do metabolismo, que elimina gorduras com mais rapidez. Saiba mais sobre o chá de oliveira.

13. Chá de Orégano

Benefícios do Chá para Saúde!

Orégano é um dos principais temperos do Brasil, uma vez que apresenta diversas propriedades benéficas, como vitaminas A, C e do complexo B, zinco, magnésio, cálcio e potássio. A infusão fornece bons resultados para a saúde e o bem-estar. Os benefícios do chá de orégano incluem ação antiinflamatória, antioxidante, fortalecimento do sistema imunológico, além de combate aos fungos e bactérias. Essa infusão ainda reduz níveis de colesterol alto e estimula a digestão, pois é rica em fibras. Por conter carvacrol e timol, tem o poder de combater fungos e bactérias que podem causar infecções no organismo, como gripes. Saiba mais sobre o orégano.

14. Chá de Erva-Cidreira

Benefícios do Chá para Saúde!

Essa erva além de poder ser utilizada para tratar problemas digestivos, também pode atuar no controle dos sintomas da ansiedade, pois possui propriedades calmantes, garantindo a sensação de tranquilidade e bem-estar. A erva cidreira também ajuda a aliviar as dores de cabeça, combater os gases, aliviar as cólicas menstruais e intestinais e prevenir distúrbios renais. Saiba mais sobre a erva cidreira.

Como Preparar Chás

A infusão é geralmente utilizada para preparar todo o tipo de chás a base de flores, folhas e frutos carnosos. Ferva a água e coloque num recipiente (dê preferência aos de vidro). Coloque a planta e tampe por aproximadamente 10 minutos. Sirva em seguida, pois os chás feitos há muito tempo oxidam, perdendo parte do sabor e dos seus princípios ativos.

O ideal é que as partes das plantas a serem utilizadas sejam raladas, moídas ou picadas, assim favorece a passagem dos princípios ativos da planta para água. Evite a fervura por muito tempo, pois também pode haver perda dos princípios ativos.

Os Chás Emagrecem?

Já foi comprovado que existem algumas ervas utilizadas em chás que favorecem o processo de emagrecimento por terem propriedades diuréticas, desintoxicantes, laxativas e que diminuem a ansiedade, aceleraram o metabolismo e a queima de gorduras.

Entretanto, se você tem a intenção de emagrecer, vá com cautela: o chá não pode subsituir uma refeição. Deve-se tomar no máximo 3 xícaras diárias, e deve sempre estar aliado a uma alimentação saudável e exercícios físicos. Assim, o corpo terá os nutrientes que precisa — fibras, carboidratos e vitaminas. Um dos chás mais eficientes para acelerar o metabolismo é o chá verde.

As informações são do site Beleza e Saúde

Outras Notícias