Saúde, Vida e Bem-Estar

Benefícios da Manteiga de Cacau

Saúde, Vida e Bem-Estar 07/06/2019/ 18:12:28
Benefícios da Manteiga de Cacau

O que é manteiga de cacau?

A manteiga de cacau é a gordura comestível natural da semente de cacau.

É um derivado de grande importância em função de sua composição química e características físicas. Composta por uma combinação de ácido palmítico, ácido esteárico e ácido oleico, a manteiga de cacau tem propriedades incomparáveis a qualquer outro tipo de gordura vegetal, pois é altamente estável, tem textura suave e ainda é rica em substâncias antioxidantes. Isso desperta o interesse no seu uso como matéria prima nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.

Para produzir a manteiga de cacau, o fruto do cacau precisa estar maduro, ser fermentado, seco, torrado e prensado. Através desse processo, se extrai a manteiga: uma gordura sólida, seca e meio amarelada.

Propriedades da Manteiga de Cacau

  • Hidratante: por ser rica em ácidos graxos vegetais.
  • Emoliente: capacidade de amolecer a pele. Por isso, serve para tratar calosidades, por exemplo.
  • Anti-idade: devido aos polifenóis, que fazem parte de sua constituição, a manteiga de cacau tem poder antioxidante. Por isso, neutraliza a ação dos radicais livres no corpo que desencadeiam o envelhecimento celular.
  • Anti-inflamatório: fortalece e protege a pele de infecções e inflamações.
  • Cicatrizante: contribui para restauração e regeneração de feridas e ressecamentos na pele e nos lábios.
  • Refrescante: alivia a ardência de queimaduras de sol.

Usos da Manteiga de Cacau

Por sua textura suave, é em vários alimentos, como manteigas, queijos, doces, sorvetes e principalmente chocolates.

O ácido oleico presente na manteiga de cacau pode ajudar na redução do colesterol ruim, prevenindo o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

Possui propriedades hidratantes e emolientes, ou seja, recupera a oleosidade do tecido perdida durante o ressecamento causado por exposições ao sol ou frio excessivo. Sendo um excelente hidratante, é facilmente absorvida pela pele, atingindo as camadas mais profundas, tornando-a mais suave. Também é capaz de regenerar a fibra capilar deixado-a macia e maleável. Assim, a manteiga de cacau é usada na fabricação de cremes e loções hidratantes e sabões como xampus e sabonetes.

Manteiga de Cacau

Benefícios para a Saúde em Geral

A manteiga de cacau pode ser consumida com moderação e pode trazer muitos benefícios à saúde. Confira alguns desses benefícios:

  • Auxilia na Saúde Cardíaca: As gorduras saturadas são ótimas para ajudar a reduzir as doenças cardiovasculares. É considerado um alimento anti-inflamatório. Os polifenóis presentes na manteiga de cacau auxiliam a reduzir os riscos de inflamação na aterosclerose, que é o endurecimento das artérias.
  • Devido à presença de antioxidantes importantes como o polifenóis e os flavonoides, a manteiga de cacau possui uma grande vantagem para proteger o seu organismo contra doenças.
  • Combatem inflamações, danos ao DNA e contra as mutações celulares, causadoras de doenças cardiovasculares, câncer e doenças autoimunes.
  • Os polifenóis ainda auxiliam na melhoria da elasticidade da pele, produção de colágeno e tonificação.
  • Promove o equilíbrio hormonal.
  • Melhora o humor por aumentar os níveis de endorfina e serotonina.
  • Combate a constipação e melhora funções intestinais.
  • Combate a aterosclerose (endurecimento das veias), devido a ação dos polifenóis e suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Manteiga de Cacau

Benefícios para a Pele

A manteiga de cacau é perfeita para tratar e prevenir o ressecamento, eczema e a dermatite.

Ela é considerada um bálsamo para os lábios, devido ao seu processo de hidratação, podendo também ser misturado a óleos essenciais. A manteiga de cacau é emoliente, criando uma camada protetora na pele dos lábios contra baixas temperaturas e ressecamento causado pelo sol.

Manteiga de cacau é um excelente hidratante da pele pois é uma ótima fonte de antioxidantes naturais encontrados nos grãos de cacau. As gorduras saturadas são especialmente benéficas para curar a pele seca e rachada porque são facilmente absorvidas e permanecem na pele durante horas.

É altamente recomendada para peles sensíveis que podem ser alérgicas a outros tipos de tratamentos hidratantes, como por exemplo a pele do rosto ou a pele de bebê.

Auxilia no processo de produção de colágeno da pele, sendo este responsável pela capacidade elástica do nosso tecido. Assim, a pele fica mais tonificada e com elasticidade, proporcionando um aspecto macio, saudável e jovial.

Os resultados obtidos de um estudo científico mostram que os polifenóis do cacau exibem uma ação positiva sobre o tônus ​​e elasticidade da pele.

Manteiga de Cacau

Benefícios para os Cabelos

A grande quantidade de ácidos graxos garante o restabelecimento da barreira lipídica, melhorando a retenção da água dentro dos fios, protegendo dos danos externos, sendo especialmente útil para cabelos muito ressecados, mais grossos, cacheados e/ou crespos.

É uma manteiga muito emoliente, que entrega um resultado incrível para cabelos muito secos, porque garante maciez e suavidade.

Não é tão boa para cabelos porosos, mas tem uma ação, nesse caso, ainda melhor que o óleo de coco, vez que a quantidade de óleo linoleico e ceramidas é maior.

Ou seja, é mais indicada pra ressecamento extremo, mas ajuda um pouco na porosidade. E, pra quem tem cabelos cacheados e mais volumosos, ela ajuda a “dar forma” aos fios, deixando os cachos mais bonitos.

Para usar a manteiga de cacau nos cabelos é preciso derreter em banho maria. Pode ser usada diretamente nos fios antes de lavar, misturado na máscara ou como umectação.

Onde Comprar e Como Escolher

Leia o rótulo para ver se sua formulação é realmente pura e sem adição de outros óleos. Dê preferência para a manteiga de cacau pura e orgânica, pois além dos diversos usos citados aqui, ela pode ser também utilizada em receitas culinárias.

Você encontra a manteiga de cacau em lojas de produtos naturais, armazéns cerealistas ou empórios; tanto em lojas físicas quanto virtuais. Para ter certeza de que está adquirindo a verdadeira manteiga de cacau, verifique a sua coloração. Ela não possui a coloração muito amarelada, e sim mais clara.

As informações são do site Beleza e Saúde
Outras Notícias
Rádio Sideral Cachoeira do Campo