Cultura e Turismo

O Fogão de Cupinzeiro e o Feijão Tropeiro

Cultura e Turismo 09/05/2019/ 18:46:43
O Fogão de Cupinzeiro e o Feijão Tropeiro

 Fogão feito de cupinzeiro era muito comum antigamente, principalmente na roça. Os homens iam trabalhar e no embornal levavam cabaça com água, café, biscoitos, bolos e um caldeirãozinho com o almoço. Para esquentar a comida, improvisavam um fogão feito com o cupinzeiro porque naquela época não existia ainda tijolos como hoje.

   As formigas, depois de certo tempo, abandonam os cupinzeiros e vão para outros lugares fazerem outro. Com o sol e as chuvas a terra que fazem sua morada fica dura, quase que petrificada. Quando chega a esse ponto já não serve mais para elas e fazem outros cupinzeiros. E assim, o homem do campo aproveitava o cupim como fogão à lenha. Apenas cortavam uma parte do cupim para entrada, retiravam a terra no interior até abrir uma círculo na parte superior do cupinzeiro, como podem ver na foto abaixo. 

   A ideia foi aprimorada, já que esse tipo de fogão não gasta nada para fazer e é muito resistente, ainda mais em contato com o calor do fogo, fica mais resistente ainda e dura muito mesmo. E por isso, começaram a retirar os cupinzeiros e levar para seus quintais.

   As formigas fazem sua obra muito bem feita. O cupim é resistente e suporta o corte.
   Tem que ter habilidade com a enxada.No caso, tem que pegar a enxada, cavar um pouco no chão em volta e com a própria enxada ir cortando a parte baixa, até que ele se solte. Depois basta retirar a terra no interior do cupinzeiro e dois ou mais homens podem pegá-lo e colocá-lo na carroça, como faziam antigamente. Por fim, é só
ajeitá-lo no quintal, fazer o buraco para entrar a lenha e ir cavando devagar com um faca, até retirar a terra no interior do cupinzeiro até a parte superior do cupinzeiro, onde ficará a panela. 
   Assim está pronto o fogão de cupinzeiro.Se usar um disco de arado, fica melhor que panela.
   Foi assim que fez o Laércio Antônio, que nos enviou essas três fotos.No disco de arado, fez um delicioso feijão tropeiro no dia de Queima de Alho no sítio em Monte Belo MG.

Vou passar a receita pra vocês:

Receita de Feijão Tropeiro
Ingredientes:

500 gr. de feijão roxinho
200 gr. de carne de porco picada
500 gr. de linguiça calabresa picadinha
4 dentes de alho amassado
2 cebola grande cortadas em rodelas
4 bananas da terra picadinhas e fritas
300 gr. de torresmo crocante e quebradinhos
5 ovos
1 tablete de caldo de Costela
6 folhas de couve picadas finas
4 xícaras (chá) de farinha de milho
cebolinha e salsinha picadinho a gosto
sal a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe o feijão aproximadamente 30 minutos,
em água até que os grãos estejam macios (sem desmanchar). Escorra a água, e em uma panela frite a carne de porco e a lingüiça. 
Escorra o feijão, e na mesma panela que fritou a carne e a linguiça, com a mesma gordura, junte o alho e a cebola e refogue.

Adicione os ovos e mexa até que estejam cozidos. 
Junte o feijão.

Misture bem, retire do fogo e acrescente a farinha e os outros ingredientes, misturando cuidadosamente.
Texto de Arnaldo Silva

Fotos: Laércio Antônio de Monte Belo MG


As informações são do site Mais Minas

Outras Notícias