PMOP: Informativo

Secretário especial da Cultura e presidente do Iphan visitam obras em Ouro Preto-MG

PMOP: Informativo 17/04/2019/ 18:44:27
Secretário especial da Cultura e presidente do Iphan visitam obras em Ouro Preto-MG Prefeito recebe secretário especial e presidente do IPHAN

Foto: Ane Souz


Ouro Preto recebeu no último sábado, 13, a visita do secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa. O prefeito Júlio Pimenta e outras autoridades locais acompanharam a comitiva, que passou pela obra do Museu Boulieu e seguiu para a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias.


Henrique Pires, secretário especial da Cultura, afirmou que para ele foi muito importante acompanhar a recuperação dos prédios. O secretário falou da cidade de Ouro Preto como patrimônio histórico mundial, e disse que a equipe está realizando um resgate histórico de qualidade. Sobre o Museu Boulieu, declarou: “Além de um espaço de mostra, nós vamos ter um espaço de estudo, um espaço de aprendizagem, de restauração, e vai ser sem dúvidas mais um fator de reconversão econômica da região”.

Kátia Bogéa se emocionou ao assistir o vídeo da história do museu Boulieu. Ela exaltou o ato de generosidade do casal, os esforços da Prefeitura de Ouro Preto, do Iphan, e falou também da importância da participação da população: “Ninguém vai avançar nem fazer nada sozinho. A população tem que elevar sua autoestima, ter mais amor pela sua cidade, pela sua pátria, pela nação brasileira, pela identidade cultural, pelo nosso patrimônio”.

O Museu Boulieu - Caminhos da Fé funcionará ao lado do Paço da Misericórdia, que já foi restaurado e hoje ocupa setores da administração municipal. As obras na área que abrigará o museu estão sendo realizadas com recursos em torno de R$ 8 milhões, via Lei Rouanet. A coleção que será exposta foi doada pelo casal franco-brasileiro Maria Helena e Jacques Boulieu à Arquidiocese de Mariana, contendo cerca de 1,2 mil peças brasileiras e de outros países.

As obras na Igreja Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, também visitada, está sendo executada com os recursos do PAC Cidades Históricas e da Lei de incentivo à Cultura. O secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, diz que é extremamente importante ter o apoio dessas pessoas para reforçar a relação da cidade com a Cultura e Turismo. “São ações conjuntas, em um momento assim, que dão luz à nossa cidade e com certeza gerarão grandes projetos”, afirma.


Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Outras Notícias
+25
°
C
H: +25°
L: +16°
Cachoeira do Campo
Segunda-Feira, 17 Dezembro
Ver Previsão de 7 Dias
Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
+32° +33° +32° +32° +33° +32°
+15° +17° +20° +19° +18° +17°