Cachoeira do Campo

Conheça Cachoeira do Campo-MG

Cachoeira do Campo 05/04/2019/ 20:44:24
Conheça Cachoeira do Campo-MG

O maior distrito do município de Ouro Preto possui um centro comercial e industrial em constante desenvolvimento, além de ser parte importante do cenário histórico de Minas Gerais. Cachoeira do Campo foi a cidade outrora escolhida como local de residência pelos governadores de Minas Gerais, que habitavam o Palácio da Cachoeira, do qual restam apenas ruínas.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré é o monumento mais importante do destino, onde ocorreram relevantes fatos históricos de Minas Gerais. Construída por volta de 1700, possui estilo barroco com pinturas em perspectiva feitas por Antonio Rodrigues. A imagem da santa que dá nome a igreja veio de Braga em Portugal.

O Cruzeiro de Pedra, as Igrejas de Nossa Senhora das Dores, de Nossa Senhora das Mercês, de Nossa Senhora do Bom Despacho e o Quartel dos Dragões são alguns dos atrativos que fazem parte do acervo histórico de Cachoeira do Campo.

Dicas de Viagem

Depois de voltar no tempo conhecendo a história da cidade e de Minas Gerais, o turista pode se refrescar nas águas que deram origem ao nome do distrito: a Cachoeira do Campo.
Cachoeira não é apenas o maior distrito de Ouro Preto. Seu passado de glória e acontecimentos importantes o colocam definitivamente no cenário histórico de Minas Gerais. A maior parte de seu acervo arquitetônico já não existe mais, mesmo assim imponentes ruínas e construções remanescentes resistem ao tempo, denunciando a majestade de outrora.

Breve história

O grande bandeirante Fernão Dias Paes – o Caçador de Esmeraldas – foi provavelmente o primeiro a alcançar uma linda queda d’água em meio a um vasto campo. Isto se deu por volta de 1675, bem antes de serem descobertas as fabulosas minas do Tripuí. 

Acredita-se que o primeiro aventureiro a se fixar no local tenha sido Manuel de Mello. Depois vieram outros, principalmente com a descoberta de jazidas de ouro. Mais imigrantes, mais bocas para alimentar. E a produção agrícola de Minas não era suficiente, pois muitos lavradores tinham abandonado suas atividades para se dedicarem às lavras auríferas. Nesse curso, em 1700, surge uma grave crise de abastecimento. 

Cachoeira do Campo responde e desponta como centro agrícola de toda a região. Uma poderosa aristocracia se consolida, com influência e dinheiro o bastante para construir prédios suntuosos para a época. Aliás, mesmo hoje seriam considerados suntuosos. A pompa e luxo fizeram morada em Cachoeira. Não demorou para que o poder também a escolhesse como residência
Fonte:http://www.visiteminas.com/cachoeira-campo-distrito-de-ouro-preto-minas-gerais/ Fotografias de Arnaldo Silva

Outras Notícias
Rádio Sideral Cachoeira do Campo