Saúde e Vida

Alimentos para Aumentar sua Imunidade

Saúde e Vida 21/03/2019/ 20:49:19
Alimentos para Aumentar sua Imunidade Imunidade é o nome que damos à capacidade do organismo de se defender de invasores — vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. Quando a imunidade está baixa, ficamos muito mais propensos a ter pequenas e grandes infecções e quadros como gripes.


Para melhorar nossa imunidade não existe milagre, tampouco algum alimento que, sozinho, forneça todos os nutrientes que você precisa. Mas a boa notícia é que incluindo alimentos que aumentam a imunidade, as suas chances de ficar doente caem consideravelmente.

Se você percebeu que sua imunidade anda em baixa, uma ótima pedida é apostar em ajustes nas refeições. Isso porque os alimentos, quando bem escolhidos, fornecem vitaminasmineraisantioxidantes e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.

Alho

Alimentos para Aumentar sua Imunidade

alho reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Inclusive, o alho pode ser consumido junto a antibióticos. A alicina, seu principal componente, mata bactérias e ataca parasitas e vírus. Em parceria com a aliina e o ajueno, bloqueia enzimas que permitem aos micro-organismos nocivos danificar os tecidos do corpo.

Por ser rico em vitamina A, C e E, o alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

A melhor maneira de consumir o alho é cru. Uma dica é deixar 2 dentes de alho em meio copo de água por algumas horas. Depois é só beber a água. O alho frito ou cozido perde parte de sua eficácia.

Cebola

Alimentos para Aumentar sua Imunidade

cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, como a alicina. Devido à presença da quercetina presente na cebola, ela auxilia na saúde de pessoas alérgicas e que estão em tratamento contra doenças virais, as quais o corpo precisa de reforço no sistema imunológico para eliminar o problema. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.


Orégano

Alimentos para Aumentar sua Imunidade

Testes demonstraram que o orégano é ideal contra intoxicações alimentares. Além de matar micróbios na comida, o tempero contém carvacrol, que ativa as defesas.

Estudos têm mostrado que o carvacrol, um antioxidante fenol encontrado no orégano, tem uma atividade anti-inflamatória e antimicrobiana potente quando aplicado a alimentos ou tomado em forma de suplemento. O orégano também contém ácido rosmarínico, que tem propriedades que combatem doenças.

Cúrcuma

Alimentos para Aumentar sua Imunidade

cúrcuma é rica em antioxidantes e possui fortes propriedades anti-inflamatórias. Inclusive, alguns estudos sugerem que essas qualidades fazem da cúrcuma uma forte defesa contra gripes, resfriados e congestão nasal. Altas concentrações de cúrcuma ou açafrão podem ajudar a reduzir a inflamação e febre. Veja como usar a cúrcuma.

Gengibre

Alimentos para Aumentar sua Imunidade

Rico em vitamina C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

gengibre é composto de vários óleos voláteis que lhe dão o seu sabor e odor característico. Estes óleos são potentes antibacterianos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários.

O gengibre é conhecido por reduzir a náusea relacionada a febre e enjoos. Além disso, ele ajuda na produção de bílis, tornando-o particularmente útil na digestão de gorduras.

Própolis

Alimentos para Aumentar sua Imunidade

própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e antiviral. A própolis ativa os passos iniciais da resposta imune estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

Óleo de Coco

Alimentos para Aumentar sua Imunidade

O ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco, têm a propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias. Além disso, uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.

Castanha

Alimentos para Aumentar sua Imunidade

castanha-do-Pará contém selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.

Rúcula

Alimentos para Aumentar sua Imunidade

rúcula também possui uma boa dose de vitamina C e por isso ajuda a fortalecer o organismo. Consumindo rúcula diariamente você consegue prevenir e até a combater infecções. Ela estimula a cicatrização, além de ser rica em antioxidante.

Além de ajudar a aumentar a imunidade, a rúcula é conhecida como um fortalecedor do coração, pois inibe doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce.

E se você está com anemia ou problemas com cálcio tem mais motivos ainda para incluir a rúcula no seu cardápio. Isso porque essa plantinha é rica em cálcio e ferro.

Morango

Alimentos para Aumentar sua Imunidade

Rico em silício e a vitamina C, essa frutinha vermelha ajuda o seu sistema imunológico a ficar forte. O morango também possui manganês, magnésio, potássio, vitamina K e vitaminas do complexo B.

Chá Verde e Matcha

Alimentos para Aumentar sua Imunidade

Um estudo de Harvard identificou que as pessoas que bebiam chá verde todo dia por 2 semanas tiveram 10 vezes mais força para combater o vírus no sangue do que os outros que não ingeriram. O aminoácido que é responsável por este aumento imunológico chama-se L-teanina. O Matcha (e o chá verde, em menor escala) é rico nesta substância, que ajuda a combater os radicais livres produzidos em nosso organismo. Os tais radicais livres favorecem o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.

Carne Vermelha

Alimentos para Aumentar sua Imunidade

A deficiência de zinco é uma das deficiências nutricionais mais comuns entre adultos no mundo, especialmente em vegetarianos e veganos, uma vez que a carne é a principal fonte deste mineral. A deficiência de zinco pode aumentar o risco de infecção. O zinco na dieta é muito importante para o desenvolvimento de células brancas do sangue, as células do sistema imunológico que reconhecem e destroem invasores como bactérias, vírus e outros. Consumir carne algumas vezes na semana pode ser uma boa ideia para obter o zinco necessário. Quem não consome carne vermelha deve optar pela suplementação de zinco.

Shitake

Alimentos para Aumentar sua Imunidade

Esse cogumelo é um verdadeiro quartel-general do sistema imunológico, graças ao composto lentinan. Ele faz o organismo liberar um número maior das células chamadas killers(matadoras), uma espécie de soldado de elite. Pesquisas mostram que a ingestão regular de shitake pode melhorar a imunidade de portadores do HIV e de pacientes com câncer. O ideal é consumi-lo pelo menos uma vez por semana.

E você? Consome esses alimentos regularmente? Está com a imunidade em dia?


As informações são do site Beleza e Saúde

Outras Notícias
+25
°
C
H: +25°
L: +16°
Cachoeira do Campo
Segunda-Feira, 17 Dezembro
Ver Previsão de 7 Dias
Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
+32° +33° +32° +32° +33° +32°
+15° +17° +20° +19° +18° +17°