Notícias

Alerta: Cerca de 500 pessoas deixam suas casas após sirene da Vale ser acionada em Barão de Cocais-MG

Notícias 08/02/2019/ 15:00:56
Alerta: Cerca de 500 pessoas deixam suas casas após sirene da Vale ser acionada em Barão de Cocais-MG

Foto: Reprodução
Crédito: Diário de Barão

A evacuação aconteceu nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras durante a madrugada.


Após duas semanas do rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, cerca de 500 moradores das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, tiveram que deixar suas casas às pressas na madrugada desta sexta-feira (8). A medida foi uma determinação da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Barão dos Cocais informou que “diante de observações e monitoramento realizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), Defesa Civil do Estado e do município, e pela empresa Vale, foi acionado o Nível 2 de risco na barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco. A informação até esse instante é de um desnível na estrutura”.

A prefeitura afirmou também que, a partir das 5h, seguindo as recomendações repassadas pelos entes responsáveis e pela mineradora, os moradores da comunidade do Socorro e adjacências foram evacuados por ônibus da Vale e demais veículos de apoio. O evacuamento está sendo realizada por precaução e os moradores estão sendo encaminhados para o Ginásio Poliesportivo da cidade, onde serão temporariamente abrigados.

Ainda de acordo com a prefeitura de Barão de Cocais, a Vale ressaltou que a decisão é preventiva e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura. “Como medida de segurança, a mineradora está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura e consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo (10)”.

As informações são do Jornal Voz Ativa


Outras Notícias
+25
°
C
H: +25°
L: +16°
Cachoeira do Campo
Segunda-Feira, 17 Dezembro
Ver Previsão de 7 Dias
Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
+32° +33° +32° +32° +33° +32°
+15° +17° +20° +19° +18° +17°