Cultura

O Pastel De Angu De Santo Antônio Do Leite

Cultura 23/10/2018/ 21:17:44
O Pastel De Angu De Santo Antônio Do Leite

O Pastel De Angu De Santo Antônio Do Leite

 

Em Santo Antônio do Leite, experimente um pastel de angu com recheios diferentes.

Santo Antônio do Leite, agradável distrito a 25 quilômetros de Ouro Preto. Com origem na atividade agrícola e leiteira, o Leite, como é chamado pelos moradores, surpreende por abrigar grande diversidade cultural. Resultado da migração de estrangeiros na década de 1980, que encontraram no distrito o recanto de paz que precisavam para viver e dar início à produção artesanal de jóias de prata. A estética diferenciada e o uso de pedras encontradas na região fizeram com que o lugar se tornasse uma referência no assunto, sendo o ofício, até hoje, fonte de renda para muitos moradores.Para conhecer o trabalho desses artistas, vale procurar a Arte Leite,associação que reúne 15 artesãos do distrito.

   

Mas essa é outra história. O fato que aqui interessa é que o Leite ainda hoje atrai forasteiros, sejam aqueles que querem o lugar como um pouso para os finais de semana ou os que resolveram transformá-lo em morada. Esse é o caso de Bruslont Barbosa Sacramento, que saiu de Amarantina para trabalhar com a produção de pastel de angu em Santo Antônio do Leite. O salgado, cuja história remonta ao período colonial, é bastante famoso na Região Central, principalmente nos municípios de Itabirito e Conceição do Mato Dentro, que“brigam” por sua autoria.

Mas o que surpreende nos pastéis de Bruslont, além da massa crocante, são os recheios, que fogem do usual. Entre as opções, há couve, abóbora, carne com jiló e até frango com quiabo. “Pensamos no que gostávamos de comer com angu e chegamos a esses recheios”, conta. Depois de preparados, os pastéis são congelados e vendidos de porta em porta em endereços da região, como restaurantes e pousadas. O salgado também pode ser encomendado pelos viajantes, basta entrar em contato.

     

Aproveite, na passagem pelo Leite, para conhecer a Igreja Matriz de Santo Antônio, que conta com pinturas de Honório Esteves,famoso pintor nascido no distrito em 1860. Localizado a mil metros de altitude,o distrito também oferece cachoeiras e mirantes, de onde se tem vista panorâmica das belezas da região.    

 

Como chegar em Santo Antônio do Leite

Saindo de Ouro Preto, seguir até a entrada de Cachoeira do Campo. Entrar à esquerda, seguindo as indicações, e percorrer cinco quilômetros na MG-440 até chegar ao distrito.

 

Fonte: em.com.br

Outras Notícias