História

Cachoeira do Campo Preservando Sua História Através Das Bandas

História 20/10/2018/ 20:17:30
Cachoeira do Campo Preservando Sua História Através Das Bandas

Cachoeira do Campo, conta a sua história através de suas duas bandas de música instrumental: A Banda Euterpe Cachoeirense e a Banda Sociedade Musical União Social.


BANDA EUTERPE CACHOEIRENSE


Banda Euterpe Cachoeirense, Banda musical civil, criada no distrito de Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto, Minas Gerais, em 25 de outubro de 1856, é a 2 banda de música mais antiga de Minas Gerais em funcionamento ininterrupto. A banda mais antiga do Estado é a Santa Cecília de Morro Vermelho, fundada em 1704.

 

Teve como fundador o Capitão Rodrigo José de Figueiredo Murta, ex-combatente da Guerra do Paraguai. A Banda Euterpe Cachoeirense se constitui atualmente numa sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, tendo como um dos objetivos, o ensino e divulgação da música no distrito de Cachoeira do Campo.

a história da Banda Euterpe Cachoeirense se inicia no começo dos anos 1850 do século XIX, com o Capitão Rodrigo José de Figueiredo Murta, então adepto ao Partido Conservador. Aqui cabe um parênteses a respeito da família Murta. Esta teve uma participação marcante na história da corporação. Desde a fundação até recentemente, a corporação sofria influência direta da família que se tornou um marco referencial quando o assunto é BandaEuterpe Cachoeirense.

O Capitão Rodrigo Murta, juntamente com o maestroTassara (não há referências históricas a respeito deste), tentaram organizar uma corporação musical em Cachoeira do Campo. Porém não tiveram êxito nas primeiras tentativas. Não há registro do porquê da falta de sucesso de ambos.No entanto, anos mais tarde, já em 1856, o Capitão Rodrigo Murta conseguiu estruturar uma corporação musical dando a ela o nome de Companhia Euterpe Cachoeirense (Euterpe significa deusa da música e da poesia lírica). (...)

Leia mais em: http://www.bandaeuterpecachoeirense.com.br

Fonte: bandaeuterpecachoeirense.com.br


SOCIEDADE MUSICAL UNIÃO SOCIAL


Em 1864, surgiu em Cachoeira do Campo, por forças de divergências políticas dentro de uma banda pré existente na localidade,   a Sociedade Musical "UniãoSocial".

 

Isso porque o então regente da banda pré-existente renunciou ao cargo e, por coincidência, os dois candidatos, que se colocaram na disputa, eram adversários políticos, militantes dos dois partidos em vigor no Segundo Império, o Conservador e o Liberal.

Como fundador da banda pré-existente era ligado e um dos próceres do Partido Conservador local, sua influência foi exercida no sentido da escolha do correligionário Francisco Carlos de Assis Ferreira, o"Mestre Chico".

 

Percebida a manobra política, os músicos da ala liberal se rebelaram, desligando-se em seguida da banda pré-existente para fundar a que foi denominada "Sociedade Musical União Social" sob a liderança e regência do mestre preterido, João Gonçalves de Magalhães.

A Sociedade Musical União Social é conhecida popularmente como "Banda Baixo", por ter sua sede na parte baixa de Cachoeira do Campo, ao contrário de sua congênere, na parte alta.

 

A S.M. União Social mantém-se através das gerações como mesmo espírito de liberdade, preconizado por seus fundadores, sob clima de companheirismo na dedicação à causa da banda.

 

Há alguns anos, a banda era campo exclusivo de homens.Hoje, meninos e meninas, rapazes e moças integram suas fileiras ao lado dos veteranos, que ingressaram com a mesma idade dos que agora se iniciam.


Fonte: ouropreto.com.br

Outras Notícias